Com mais de 65 processos de improbidade administrativa que remontam á época em que era prefeita de Olinda, a candidata do PC do B, Luciana Santos pode ter sua candidatura impugnada pela Justiça Eeleitoral. A afirmação é advogado criminalista, presidente da Abracrim Pernambuco, membro da Comissão Nacional da Defesa da República e da Democracia do Conselho Federal da OAB e ex-candidato a presidente da Ordem de Advogados do Brasil (OAB), Seccional Pernambuco, Emerson Leônidas, que protocolou perante a 10° Zona Eleitoral de Olinda impugnação à candidatura de Luciana Santos. Ele é advogado do Partido Ecológico Nacional (PEN), e solicitou ainda, que a Justiça conheça da matéria de ofício. “Uma pessoa com 65 processos na justiça não pode ser candidata”, afirmou.
“O fundamento fático e jurídico da impugnação é que o conjunto de ações que a atual deputada federal e candidata a prefeita de Olinda, Luciana Santos, sofre perante a justiça e tribunais de conta, de fatos oriundos de suas gestões de Olinda, configuram nota de improbidade administrativa a gerar inelegibilidade. E A OAB tem realizado importante trabalho em defesa de eleições limpas e contra candidatos de ficha suja”, disse ele.
“Pretendo fazer deste caso um amplo debate jurídico sobre a ficha limpa e a eficácia das normas constitucionais, que devem proteger o eleitor de maus políticos e de tentativas de voltarem a cargos do quais são acusados pelo Ministério Público por diversos crimes”, afirmou Leônidas.







