Por Ricardo Antunes — Única região do Brasil onde o presidente Jair Bolsonaro não foi o mais votado, o Nordeste entra de vez para os planos do chefe do Executivo nacional. A nomeação do baiano João Roma para o Ministério da Cidadania é uma clara sinalização nesse sentido. Embora aparentemente desagradando o líder do DEM, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, a movimentação aproxima o governo com a região.
A pasta é responsável por benefícios como o Bolsa Família e o auxílio emergencial, que alavancou a popularidade de Bolsonaro no ano passado. A região que deu sobrevida à esquerda em 2018 sofre com o desgaste das gestões, o que abrir espaço para o centrão e a direita, frentes que se reaproximaram de Bolsonaro após as eleições para o comando do Congresso Nacional. Os dados foram jogados.
NETO NÃO É AVÔ
O presidente nacional do DEM, ACM Neto, tentou bancar o avô, Antônio Carlos Magalhães, mas se deu mal. Tentou vetar o nome de João Roma, que acabou por cair nas graças do centrão, além de ajudar Bolsonaro a agradar o Nordeste.

MAIA APANHA DE NOVO
O presidente dos Republicanos, Marcos Pereira, foi ao Twitter rebater Rodrigo Maia, que responsabilizou ACM Neto pela nomeação de João Roma no Ministério da Cidadania.
NA MINHA CONTA
“Você sabe que essa sua publicação não está correta. ACM Neto não tem participação nenhuma nessa indicação. Inclusive, ele me pediu para não fazer, mas eu não tinha condições de retirar o nome do Roma. Se tiver que colocar na conta de alguém, coloque na minha.”
BISNETO NÃO É BISAVÔ
Ainda engatinhando na política propriamente dita, o jovem prefeito do Recife, João Campos, estaria por trás de uma movimentação do PSB para atrair o apresentador Luciano Huck. Outrora próximo do PSDB e mais recentemente do DEM, o global passou a conversar com o gestor, a partir de sua ligação com a deputada Tábata Amaral, namorada de João. Essa movimentação, porém, somada às investidas frustradas em Joaquim Barbosa, Aldo Rebelo e Flávio Dino, demonstra que o PSB não tem quadros orgânicos suficientes para disputar o comando do País.
ANDERSON IMITA MIGUEL COELHO
Depois que o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), disparou contra o governador Paulo Câmara (PSB), foi a vez ontem do prefeito de Jaboatão dos Guararapes descer a lenha. Anderson Ferreira (PL) afirmou que há grande insatisfação com o socialista e o acusou de omissão, por não ajudar a prefeitura do segundo maior município pernambucano. 2022 é logo ali!
MENEZES DE VOLTA
O ex-vereador Marco Menezes venceu a Covid-19. Após três meses internado, o político voltou para casa e tem recebido os devidos cuidados. Uma boa notícia já que não temos Carnaval esse ano. O Deputado Augusto Coutinho (SD) registou a alegria de “Marquinhos”.

Coluna de Ricardo Antunes, Sexta-feira 12/02/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.
![]()







