Por Ricardo Antunes — Em uma eleição disputada voto a voto e recheada de acusações, a OAB-PE vai ter um novo presidente nessa terça (16). Os números da pesquisa da Simplex Consultoria apontam que aproximadamente 32% dos eleitores ainda não decidiram em quem vão votar. Fernando Ribeiro (da situação), que comanda a chapa Advogacia Mais Unida, ou Almir Reis (da oposição), que é o líder do movimento Renova-OAB PE.
A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 11 de novembro, com margem de erro de 5% para mais ou menos, e nível de confiança de 95%.
A Simplex Consultoria é um dos institutos mais respeitados do Nordeste. Fundado em 2013 já realizou pesquisas em outras eleições da OAB, e nas eleições municipais do último ano fez pesquisas em mais de 60 municípios.
Embora a candidatura de Almir Reis tenha ganhado corpo nas últimas 48hs, não se pode subestimar o grupo que está no poder há mais de 15 anos.
O atual presidente, Bruno Baptista, teve uma gestão exitosa em muitos aspectos e vai ser no voto a voto a decisão que pode levar a entidade a novos caminhos.
Nosso blog, que faz a melhor cobertura das eleições, vai acompanhar de perto no Classic Hall e contar tudo para você
IMPASSE
As negociações para o presidente Jair Bolsonaro se filiar ao PL empacaram nos últimos dias. O motivo? O mesmo que o fez sair do PSL: ele não seria “dono” do partido.

DOMÍNIO
O problema é que Bolsonaro quer poder vetar nomes, impedir alianças e ter domínio total das decisões da legenda. E é claro, que Valdemar Costa Neto não quer abrir mão de tanto poder.
PEDIDO
Entre os pedidos que mais desagradaram o presidente do PL foi deixar o comando do partido em Pernambuco para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. Porém, o cargo pertence ao prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira.
INVESTIMENTO
Falando nisso, Gilson Machado está em Dubai, participando do fórum ‘Invest in Brasil’, organizado pela Apex em parceria com a Confederação Nacional da Indústria e que tem como objetivo atrair investimentos para o país.
CARAVANA
Além dele, e do presidente da República, participam da abertura do evento os ministros Paulo Guedes (Economia), Tarcísio de Freitas (Infraestrutura), Bento Albuquerque (Minas e Energia) e Tereza Cristina (Agricultura).

ECONOMIA
Entre as preocupações dos ministros está o crescimento fraco e deterioração do cenário econômico do Brasil.
PLENO EMPREGO
O país pode ter de conviver por uma década com desemprego alto e só voltar ao chamado pleno emprego a partir de 2026, acredita o economista Bráulio Borges, do Ibre FGV.
ELEIÇÕES
Esse problema certamente será um dos temas das eleições em 2022, e será explorado tanto pela oposição de esquerda, quanto a da chamada terceira via. O grupo, inclusive, deve se reunir em breve.
NOMES
Nomes como o do governador João Doria, do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta e do ex-juiz Sergio Moro retomarão os diálogos, ainda neste ano, sobre a necessidade de juntar forças para chegar ao segundo turno.

DISCURSO
O ex-presidente Lula também tratou do assunto em discurso em Bruxelas. “O Brasil tem jeito, apesar dos 19 milhões de brasileiros que passam fome. Apesar dos 19 milhões de desempregados e desalentados, que já desistiram de procurar um novo emprego”.
OTIMISTA
Na Conferência de Alto Nível da América Latina, no Parlamento Europeu, nesta segunda, o petista discursou em tom de campanha: “O Brasil tem jeito. Sei disso porque num passado muito recente nós fomos capazes de reconstruir e transformar o país, e temos plena capacidade de reconstrui-lo outra vez”, concluiu.
FOTO DO DIA:
