Por Ricardo Antunes – Torcedores argentinos estão lotando os voos para o Qatar com o sonho do tricampeonato mundial. “É um fato histórico. Estamos indo para a final da Copa do Mundo, a última partida de Messi na seleção”, diz um torcedor. “É um fato único”, concorda outro.
A expectativa é compartilhada por centenas de passageiros. O voo que saiu na manhã desta sexta-feira (16) de Ezeiza para Doha foi publicado um dia antes do jogo contra a Croácia. Meia hora após a partida, já estava lotado. “90% foi comprado de última hora”, afirma a assessoria de imprensa das Aerolineas Argentinas, companhia aérea estatal do país.
Este foi o penúltimo voo direto de Buenos Aires para o país que sedia a Copa que chegará a tempo da final. O avião partiu de Ezeiza minutos antes das 9h, com suas 265 poltronas ocupadas. O último voo direto para Doha, programado para esta noite, com escala de abastecimento em Roma, também sairá com 100% de ocupação. Somente em rotas diretas, a estatal transportou para o Qatar 3.500 passageiros, em 12 voos especiais para a Copa.
Somente de passagem, os voos diretos foram vendidos a partir de 1,8 milhão de pesos argentinos (cerca de US$ 5.700, na cotação do chamado de “dólar turista” do país). Mas para muitos, o preço salgado vale à pena: “Temos muita confiança e expectativa e esperança que a seleção nos dê uma alegria e que Messi tenha a alegria que merece”, conclui um torcedor.
FAKE
Divulgar fake news contra instituições pode virar crime de responsabilidade. É isso que promete o anteprojeto da nova Lei do Impeachment, apresentado por Ricardo Lewandowski a Rodrigo Pacheco, prevê que a divulgação de fatos “sabidamente inverídicos, com o fim de deslegitimar as instituições democráticas” passa a ser passível de cassação do mandato presidencial.

SOB ENCOMENDA
A norma também classifica como crime de responsabilidade “atentar, por meio de violência ou grave ameaça, contra os Poderes constituídos”. Os trechos miram exatamente o atual presidente da República, Jair Bolsonaro, que tem sido acusado por adversários de ter atacado a democracia brasileira após, por exemplo, ter questionado a legitimidade do atual processo eleitoral.
INCOERENTE
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) criticou, nesta sexta-feira (16/12), a orientação favorável do Partido dos Trabalhadores à resolução que altera as regras de distribuição das verbas do orçamento secreto no Congresso Nacional.
SECRETO
A resolução foi aprovada em sessão conjunta nas Casas nesta sexta. O projeto pretende estabelecer critérios de proporcionalidade e impessoalidade nas emendas de relator (RP9), chamadas de orçamento secreto.
EXIGÊNCIA
O PDT de Ciro Gomes reivindicou a Lula o comando do Ministério do Turismo no futuro governo. O pedido foi apresentado pelos pedetistas em conversas recentes com a cúpula do PT.

INDICADO
Para o cargo, o PDT quer indicar o atual líder da oposição na Câmara, deputado Wolney Queiroz (PE). O parlamentar é o principal representante do partido na equipe de transição.
HOMENAGEM
Senadora eleita por Pernambuco, Teresa Leitão (PT), recebeu, nesta tarde, a Medalha ao Mérito “Patrono Roberto Lyra”, do Ministério Público de Pernambuco. A comenda, concedida em novembro pelo então Procurador-Geral de Justiça Paulo Augusto de Freitas Oliveira, foi entregue durante visita ao novo Procurador-Geral Marcos Antônio Matos de Carvalho e à Vice-Procuradora Norma Mendonça, e ao chefe de gabinete José Paulo.
RECONHECIMENTO
A Medalha é concedida anualmente em reconhecimento a pessoas pelos méritos de idoneidade moral e relevantes serviços prestados à sociedade pernambucana e ao Ministério Público. A premiação leva o nome do jurista Roberto Lyra, recifense falecido em 1982 e considerado “Príncipe dos Promotores Públicos”.

PROJETOS
Em encontro hoje no Recife, o vereador Gilberto Alves e o coordenador Legislativo Fred Lins e Silva, discutiram políticas públicas para a cidade “novos projetos estão a caminho”, prometeram.

DIREITO
A lei que proíbe o uso de técnicas de arquitetura hostil, também conhecida como Lei Padre Júlio Lancelotti, foi sancionada, nesta sexta (16), pela prefeitura do Recife. Com isso, ficam proibidas construções que afastam pessoas de ambientes públicos e dificultam o acesso de grupos como idosos, crianças ou pessoas em situação de rua.
FOTO DO DIA
