G1 – A partir desta sexta-feira (3), a frota de ônibus a circular no Grande Recife passa a operar com até 53% do total de veículos, devido à pandemia do novo coronavírus. A redução de 47%, de acordo com o consórcio que gerencia o sistema de transporte público da região, é menor que a diminuição de passageiros causada pelas medidas restritivas para incentivar o isolamento social e conter a contaminação.
No começo de abril, segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, a redução do número de passageiros no sistema foi de 74%. O G1 questionou a quantidade de veículos a circular, mas o órgão informou que o número é dinâmico e acompanha a necessidade apresentada por casa linha.
O consórcio informou, ainda, que está mantida a disponibilização de veículos extras nos terminais integrados de maior movimentação, para evitar o acúmulo de passageiros nas filas. Essa medida foi anunciada pelo governo de Pernambuco, que, posteriormente, também proibiu reuniões com mais de 10 pessoas em todo o estado.
Por meio de nota, o Grande Recife afirmou que, com a medida, “o sistema deverá funcionar com redução de 45% de suas viagens e 47% da frota” e que “recomenda-se aos usuários que fiquem em suas residências e evitem utilizar o transporte público, especialmente em horários de pico (5h às 8h e de 17h às 20h), quando é maior a concentração de pessoas nos veículos e nos terminais integrados”.
Coronavírus em Pernambuco
Até a quinta-feira (2), Pernambuco registrou 106 casos da Covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus, em todo o estado. Desse total, 9 pacientes faleceram. Os casos estão espalhados por 12 municípios e no arquipélago de Fernando de Noronha.
Ainda na quinta, foi confirmada a primeira morte de um paciente abaixo dos 40 anos no estado. Trata-se de uma mulher de 37 anos, que estava internada em uma unidade particular do Recife e, antes da doença, sofria de problemas cardíacos.