Por Ricardo Antunes — Passou despercebido, mas o ex-prefeito do Recife e então pré-candidato ao governo de Pernambuco, Geraldo Júlio (PSB), não estava presente no encontro com o mandatário petista no jantar oferecido no Palácio do Campo das Princesas.
O blog apurou que, na verdade, ele nem sequer foi convidado. Ainda segundo a mesma fonte, o ex-prefeito se sentiu “humilhado” quando soube por auxiliares que seu nome não estava na lista dos *convivas”.
Ao contrário do que se anunciou na imprensa, foi o próprio partido que mostrou ao ex-prefeito que ele teria poucas chances de se tornar governador.
Pesquisas comandadas pelo marqueteiro argentino, Diego Brand, apontam o grande desgaste em torno do seu nome. E mostram, também, que Lula não conseguirá transferir tantos votos para sua eventual candidatura.
Recheada de acusações de corrupção e com frequentes visitas da Polícia Federal à sede da prefeitura, o ex-prefeito não conseguiu fazer seu nome decolar nas pesquisas internas do PSB.
Pelo menos três dos seus principais auxiliares tiveram sua prisão preventiva solicitada pela Polícia Federal. Por sorte de Geraldo Júlio, todas elas foram negadas pela justiça.
Como sua candidatura já era carta fora do baralho há pelo menos mais de um mês, Geraldo Júlio sequer convidado foi para o “rega bofe* em torno do ex-presidente Lula no Palácio.
Uma prova cabal de que seu destino já estava selado pelas principais lideranças do partido.
PROPAGANDA
Depois de prometer dialogar com os Poderes, o presidente Bolsonaro protocolou hoje o impeachment contra o ministro do STF Alexandre de Moraes. No entanto, o pedido não passa de uma “peça de propaganda para seus apoiadores”, diz o jornalista Cláudio Dantas.

PARA VIRALIZAR
E é verdade. Bolsonaro assinou o documento sozinho, sem auxílio de um advogado, e com acusações numa linguagem acessível aos seus apoiadores. O texto é um manifesto “sob medida” para “viralizar” no WhatsApp.
TENSÃO
Nem por isso, o fato deixa de ser grave. Representantes de outros poderes reagiram instantaneamente. O ministro Marco Aurélio (STF) acusa o Planalto de “esticar a corda” e prejudicar as instituições. Já o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), diz que o “impeachment não pode ser banalizado”. Pra piorar, Bolsonaro já anunciou que vai protocolar pedido parecido contra o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso.
AFEGANISTÃO
O Ministério das Relações Exteriores tenta retirar dois afegãos naturalizados brasileiros do país, diz o Metrópoles. Os voos comerciais foram interrompidos no domingo, quando o grupo terrorista Talibã dominou o Afeganistão.

RESGATE
O Itamaraty está em contato com instituições humanitárias em busca de vagas em aeronaves. Seis pessoas teriam procurado o Ministério das Relações Exteriores, mas apenas duas delas pediram resgate. Uma perdeu o contato com os servidores da pasta. Os outros quatro brasileiros que procuraram o Itamaraty se declararam brasileiros natos.
VELHOS AMIGOS
O ex-presidente Lula reuniu os principais integrantes do clã Sarney num jantar na residência do também ex-presidente José Sarney. Estiveram no encontro, além de Sarney, a ex-governadora Roseana Sarney e os ex-senadores Edison Lobão e João Alberto Souza, todos do MDB.
CANDIDATO DO MERCADO?
Os emedebistas manifestaram simpatia à candidatura de Lula à Presidência em 2022. Segundo relatos, Roseana disse que Lula seria bom para as forças conservadoras e do mercado
MUSEU…
O Museu de Arte de São Paulo (Masp) ganhará um novo prédio de 14 andares, vizinho ao museu na Avenida Paulista, e, com isso, a área de exposição ganhará um espaço 66% maior.

…DE ARTE
Projeto vai custar R$ 180 milhões e será financiado por doações de famílias. Imóvel construído nos anos 1950 para uso residencial foi adquirido pelo museu nos anos 2000, mas projeto ficou engavetado para adequações junto a órgãos do patrimônio.
OLHA PRO CÉU…
A conjunção tripla entre Lua, Saturno e Júpiter vai poder ser observada a partir do Grande Recife entre essa sexta-feira (20) e o domingo (22). O fenômeno astronômico permite a visualização do satélite natural, de Saturno e Júpiter.
BLUE MOON
Nesta sexta e no sábado, a lua está em sua fase crescente, mas estará cheia no domingo (22), quando acontece a chamada Lua Azul. Apesar de o termo popular se referir a segunda lua cheia em um mesmo mês, originalmente o termo se refere à terceira lua cheia de uma mesma estação do ano: é o caso da “Blue Moon” deste domingo.
FOTO DO DIA:

Coluna do Ricardo Antunes, Sexta-Feira 20/08/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.