Por Ricardo Antunes — O “bolsonarismo” vai fazer do limão, uma limonada. Pelo menos é essa a ideia de auxiliares mais próximos do presidente com quem conversei nos últimos dias. O resultado era mais do que previsto. Nem o ministro André Mendonça foi contra e o placar foi de 10×1. Somente Nunes Marques votou a favor do deputado. Os dois chegaram ao STF pelas mãos do presidente Bolsonaro.
E como o presidente pode sair ,”ganhando” politicamente com o fato?
É simples. Bolsonaro pode “dobrar a aposta” e radicalizar seu discurso contra o STF e às instituições. Moral da tropa tem que ser mantido de todo jeito.
Em Brasília, muita gente acha que todo esse furor do deputado federal Daniel Silveira foi combinado com o próprio presidente.
Cassação do mandato deverá ser feita pela Câmara dos Deputados, que não vai se opor à decisão do STF.
É isso.
O jogo de 2022 continua e vai pegar fogo a cada semana. Anotem, por favor.
MEDO
Emissários do ex-presidente Lula, como o ex-ministro Nelson Jobim, têm sondado generais da cúpula do Exército para saber se o petista conseguirá tomar posse, caso seja eleito.

LEGALISMO
A resposta não foge ao script: nada impedirá o vencedor, qualquer que seja ele, de assumir a cadeira no Palácio do Planalto.
APOIO
PSOL deve anunciar apoio ao líder petista no dia 30. O acordo foi fechado, depois de Lula abraçar a revogação da reforma trabalhista.
PROTESTO
Falando nisso, entidades de classe da PF marcaram para a quinta (28), uma manifestação em todo Brasil para cobrar do presidente Bolsonaro um aumento salarial superior aos 5% previstos.
PARALISAÇÃO
A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) já aprovou a mobilização em uma assembleia realizada nesta segunda-feira com lideranças dos 27 sindicados ligados a ela. A Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) também.

DECISÃO
Jair Bolsonaro só decidirá para valer quem ocupará o lugar de vice em sua chapa em junho. Se a solução for uma mulher, Braga Netto será reacomodado em outra posição (ele deixou o Ministério da Defesa para ser o vice).
DÚVIDA
Embora seja considerado um quadro fiel na caserna, Braga Netto tem tido sua imagem arranhada nos últimos dias diante das polêmicas compras efetuadas pelas Forças Armadas. Por outro lado, tem grande apoio do agronegócio.
TOUR
Mesmo tendo perdido a prévia do partido, Eduardo Leite (PSDB) sonha em ser o candidato do partido a presidente. Por isso, vai realizar visitas pelo país, priorizando os estados com pré-candidatos a presidente tucanos. Como Pernambuco, que tem a candidatura de Raquel Lyra.

RECUO
Apesar da executiva estadual do PT aprovar a indicação do deputado federal Carlos Veras para disputar o Senado na chapa da Frente Popular, a sigla deve recuar da decisão.
ALIANÇAS
Em nome de um acordo nacional que vem sendo costurado com e o ex-ministro Gilberto Kassab (PSD), o PT deve deixar a vaga do Senado para André de Paula.
SINTONIA
Unidos pela defesa de pautas conservadoras, Anderson Ferreira e Gilson Neto se reuniram hoje com a coordenação geral da campanha do presidente em Brasília para definirem as estratégias para o Nordeste.
FOTO DO DIA:








