Com informações de O Globo
SÃO PAULO – Condenado na operação Lava-Jato, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto recebeu indulto natalino da Justiça do Paraná nesta quinta-feira. A decisão foi proferida pelo juiz Ronaldo Sansone Guerra , da 1ª Vara de Execuções Penais de Curitiba.
Vaccari foi beneficiado em um processo em que foi condenado por corrupção passiva, em segunda instância, a 24 anos de prisão. Apesar disso, Vaccari continuará preso porque ainda tem uma condenação em segunda instância a seis anos e oito meses de prisão.
No caso de Vaccari, a norma prevê o cumprimento de um quinto da pena. Na decisão o juiz diz que o petista já cumpriu quatro anos e nove dias e ainda recebeu atenuantes de pena em razão de trabalho e da realização de cursos à distância na cadeia.
De acordo com a decisão, o benefício foi concedido com base no indulto natalino editado pelo ex-presidente Michel Temer, em dezembro de 2017.
O ex-tesoureiro do PT já foi absolvido por falta de provas pelo ex-juiz Sergio Moro e em outro caso na segunda instância, no âmbito do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).
Em nota, o advogado Luiz Flavio Borges D’Urso, que representa Vaccari, informou que considera a justa diante do cumprimento dos requisitos previstos no decreto, que equivalem ao perdão da pena de 24 anos de reclusão.







