Por Ricardo Antunes — Os deputados votaram na tarde desta quinta (15) o Projeto da Lei Orçamentária de 2022, a famosa LDO. O texto inclui um fundo eleitoral de R$ 5,7 bilhões – quase o triplo do praticado nas eleições municipais de 2020. Uma verdadeira farra com nosso dinheiro.
Os partidos que orientaram o voto “Sim” à proposta (e portanto na prática a favor do novo fundão) foram: PL, PP, PSD, MDB, PSDB, DEM, PSL, Solidariedade, Pros, PSC, PTB e Cidadania.
Os que orientaram “Não” à proposta foram: PT, PSB, PDT, Podemos, PSOL, Novo, PV, Rede e a liderança da Oposição.
O projeto foi aprovado por 278 votos a 145, com apenas uma abstenção. A do deputado Toninho Wandscheer (Pros-PR).
Veja como os deputados pernambucanos votaram:
A favor do projeto:
André de Paula (PSD-PE)
Augusto Coutinho (Solidaried-PE)
Eduardo da Fonte (PP-PE)
Fernando Coelho (DEM-PE)
FernandoMonteiro (PP-PE)
FernandoRodolfo (PL-PE)
Luciano Bivar (PSL-PE)
Ossesio Silva (Republican-PE)
Pastor Eurico (Patriota-PE)
Ricardo Teobaldo (Podemos-PE)
Silvio Costa Filho (Republican-PE)
Contra o projeto:
Carlos Veras (PT-PE)
Danilo Cabral (PSB-PE)
Felipe Carreras (PSB-PE)
Gonzaga Patriota (PSB-PE)
Marília Arraes (PT-PE)
Milton Coelho (PSB-PE)
Raul Henry (MDB-PE)
Renildo Calheiros (PCdoB-PE)
Tadeu Alencar (PSB-PE)
Não votaram, ajudando a aprovação do projeto:
André Ferreira (PSC-PE)
Daniel Coelho (Cidadania-PE)
Sebastião Oliveira (Avante-PE)
Túlio Gadêlha (PDT-PE)
Wolney Queiroz (PDT-PE)
TENSÃO
Para quem olha de fora, parece debelada a crise provocada pela nota em que o Ministério da Defesa e os comandantes militares reagem às declarações dadas na CPI da Covid sobre corrupção nas Forças Armadas. Mas quem conversa ao pé do ouvido com os militares não chega à mesma conclusão. “O clima de tensão continua. Só a mira é que virou para o outro lado da Praça dos Três Poderes”, conta a repórter de O Globo, Malu Gaspar.

FRAUDE
Parte relevante dos oficiais de alta patente e dos praças acredita genuinamente que há uma confluência de interesses, ou, para ser mais direta, uma armação mesmo, para tirar Bolsonaro do poder e colocar Lula em seu lugar, por meio de uma fraude nas eleições.
PROMESSA
Na tentativa de trazer o tucano Geraldo Alckmin para seu partido, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, garantiu a ele que a sigla ficará neutra no primeiro turno das eleições de 2022.
CONDIÇÕES
Essa é uma das condições de Alckmin para se filiar à legenda. O tucano deseja concorrer ao governo de São Paulo no ano que vem, mas se quiser fazer isso pelo PSDB terá que disputar as prévias com o atual vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia. Para viabilizar um primeiro turno neutro, Kassab trabalha para convencer o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) a migrar para seu partido e concorrer à Presidência da República.
MISSÃO ESPACIAL
A Blue Origin, empresa de viagens espaciais do bilionário Jeff Bezos, anunciou nesta quinta-feira (15) que um estudante de 18 será mais um dos tripulantes do voo marcado para o próximo dia 20 de julho.

VIAGEM
O evento acontecerá dias depois de o bilionário Richard Branson ir ao espaço em foguete da sua empresa Virgin Galactic, se tornando o primeiro voo do tipo voltado a fins comerciais, mas com a presença de dois pilotos.
RENDA CIDADÃ
O governo enviou ao Congresso nesta quinta-feira (15) um projeto que flexibiliza o Orçamento e abre caminho para a criação de um novo programa social. A ideia de Jair Bolsonaro é ampliar e reformular o Bolsa Família. O programa pode passar a se chamar “Renda Cidadã”.
CUSTEIO
O ministro da Economia, Paulo Guedes, quer fazer mudanças no Imposto de Renda para custear o benefício. O Congresso, no entanto, ainda não aprovou a medida. Um ajuste na LDO é um caminho para viabilizar o novo programa. Em casos em que há a criação de uma despesa permanente, o governo precisa compensar a medida com o aumento de receita.
EM CANNES
“A prisão de Lula foi projeto dos Estados Unidos”, disse o cineasta americano Oliver Stone no Festival de Cannes. Premiado com o Oscar pelos filmes JFK e Platoon, Stone prepara um documentário no qual o ex-presidente petista será o principal personagem e que deve ficar pronto no primeiro semestre de 2022.

LOUVAÇÃO
Maria Bethânia louva o rio São Francisco em seu novo single, ‘Lapa santa’. A faixa faz parte do álbum de músicas inéditas da cantora, “Noturno”. Lapa santa, alude a Bom Jesus da Lapa (BA), município baiano banhado pelas águas desse rio que carrega tanto a fé do devoto povo nordestino como as carrancas talhadas pelo artista Francisco Guarany (1845 – 1985).
LANÇAMENTO
Noturno, álbum programado para 30 de julho pela gravadora Biscoito Fino, fortalece a devoção de Bethânia à pátria brasileirinha entranhada na discografia construída pela artista a partir de 2003. Para quem é de fé, Lapa santa tem fogo para “botar pavio no candeeiro e acender a festa no terreiro” do Brasil, diz o jornalista Mauro Ferreira.
FOTO DO DIA








