Por André Beltrão — O Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira(PP-AL), demonstrou força política e poder de articulação ao colocar em votação e aprovar com 372 votos a favor o principal texto do Arcabouço Fiscal. O conjunto de diretrizes vai substituir o teto de gasto e nortear os gastos do governo federal.
Na bancada de Pernambuco na Câmara, teve goleada a favor do projeto do governo Lula (PT): 20 x 5. E teve “traição”. Dois parlamentares do PL, partido do ex-presidente Bolsonaro e principal legenda de oposição, ficaram com a base petista.
Foram eles: André Ferreira, irmão do candidato bolsonarista derrotado para o governo, em 2022, Anderson Ferreira, e Fernando Rodolfo. Túlio Gadelha, o único representante da Rede no estado, seguiu a tendência nacional virou as costas para o governo.
O União Brasil, que tem ministérios na gestão de Lula, se dividiu na bancada pernambucana: Luciano Bivar e Fernando Filho votaram “sim” e Mendonça Filho, “não”. O PSB, que tem o maior número de parlamentares entre os pernambucanos, entregou todos os votos, cumprindo uma “missão”, já que tem a vice-presidência e muitos cargos na cúpula.

No mais, não houve sustos. Integrantes da base ampla entregaram o “sim” e três do time bolsonarista “raiz” ficaram como o ‘ não” : Clarissa Tércio, Coronel Meira e Pastor Eurico. Confira a lista no fim da matéria.
A expressiva votação traz alívio ao governo principalmente após derrotas no PL da Fake News e no decreto que sustou mudanças feitas pelo governo no marco do saneamento, agora o texto segue para o Senado.
Lira ainda deixou claro em entrevista que o resultado expressivo da votação não reflete base do governo “Penso que não [dá para medir a base do governo], mas é uma evolução. Nós estamos trabalhando para que isso se concretize. Eu sempre disse a todos que nós seremos facilitadores do que é bom para o país”. Resumindo: sem o centrão, seja qual o for o aspecto ideológico, o governo não funciona.
Veja quem votou a favor do Arcabouço Fiscal
André Ferreira (PL)
Augusto Coutinho (SD)
Carlos Veras (PT)
Clodoaldo Magalhães (PV)
Eduardo da Fonte (PP)
Eriberto Medeiros (PSB)
Felipe Carreras (PSB)
Fernando Filho (União Brasil)
Fernando Rodolfo (PL)
Fernando Monteiro (PP)
Guilherme Uchoa Jr (PSB)
Iza Arruda (MDB)
Lucas Ramos (PSB)
Luciano Bivar (União Brasil)
Lula da Fonte (PP)
Maria Arraes (SD)
Pedro Campos (PSB)
Renildo Calheiros (PCdoB)
Sílvio Costa Filho (Rep)
Waldemar Oliveira (Avante)
Quem votou contra
Clarissa Tércio (PP)
Coronel Meira (PL)
Mendonça Filho (União Brasil)
Pastor Eurico (PL)
Túlio Gadêlha (Rede)