Do G1 — Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes já anunciaram que vão diminuir para ao menos 60 dias o prazo de aplicação da segunda dose da vacina contra covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz. A medida, que visa acelerar o processo de imunização no Estado, foi autorizada pelo Governo de Pernambuco nesta terça-feira (6). A Fiocruz informou que a segunda dose pode ser administrada em um intervalo de quatro a 12 semanas (entre 30 e 90 dias) após a primeira. Sendo assim, a antecipação do reforço não compromete a eficácia do imunizante.
O aval para finalizar o esquema vacinal da nesse período foi dado pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19, a partir da análise de dados científicos, e foi pactuado entre o Estado e os municípios em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) na tarde da última segunda-feira (5).
“Cada município deverá informar a sua população o período para marcação da segunda dose da AstraZeneca, levando em consideração seus estoques. Mas ressaltamos que esse período não afeta a eficácia do imunizante, que manterá a proteção contra a Covid-19. Friso que a decisão da CIB foi tomada após consulta com o Comitê Técnico, que se pautou nas evidências científicas e nas informações do próprio fabricante dessa vacina”, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo, durante entrevista coletiva nesta terça (6).
Quem estiver apto a receber a segunda dose do imunizante a partir dos 60 dias, no Recife, receberá uma mensagem de texto ou e-mail com alerta para agendar a dose pelo site ou aplicativo do Conecta Recife. O agendamento já estará aberto 21 dias antes da data que marca os sessenta dias da aplicação da primeira dose, permitindo que os munícipes possam escolher datas e locais com antecedência e tranquilidade.

Há 88.069 pessoas que já podem receber a segunda dose da vacina AstraZeneca na cidade. A antecipação está condicionada à disponibilidade do imunizante no estoque da prefeitura. Para receber a dose de reforço, é preciso realizar o agendamento através do site conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, que está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. No dia escolhido para a vacinação, é necessário apresentar o cartão de vacina.
Olinda
De acordo com a Prefeitura de Olinda, quem já tomou a primeira dose há pelo menos 60 dias já pode ir até o ponto de vacinação onde recebeu a primeira, que o reforço já pode ser aplicado.
Jaboatão
A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes vai fazer dois mutirões, nos dias 17 e 24 de julho, das 8h às 13h, para antecipar a aplicação da segunda dose da AstraZeneca.
Balanço da vacinação em Pernambuco
Pernambuco já aplicou 4.428.935 doses de vacinas contra a Covid-19 na sua população, desde o início da campanha de imunização no Estado. Desse total, 1.168.425 pernambucanos completaram seus esquemas vacinais, sendo 1.097.846 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 70.579 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única. Em relação às primeiras doses, foram 3.260.510 aplicações.