Por Ricardo Antunes — Uma grande confusão foi registrada por nosso Blog na manhã desta segunda-feira (17), na sede do Detran, na estrada do Barbalho, no Recife. Tudo porque pessoas que tinham agendamento ou mesmo que queriam acessar alguns serviços oferecidos no órgão não haviam sido informados de que ainda era necessário apresentar o comprovante de vacinação para entrar na citada repartição pública. (Veja o vídeo acima).
O resumo da ópera foram longas filas e pessoas criticando o Governo de Pernambuco por não estarem sendo atendidas meramente por burocracia. “Vim do Cabo e não tenho essa documentação”, disse uma senhora. Outras pessoas criticaram a gestão do PSB e se disseram aliviadas, já que o partido perdeu a eleição no primeiro turno. “E vai perder de novo com essa Marília”, disparou outro rapaz presente na fila.
Mesmo pessoas que disseram ter tomado as quatro doses da vacina não possuíam a documentação exigida e foram barrados. Desde abril, quando atingiu 80% da população vacinada, o Estado retirou a obrigatoriedade das máscaras em ambientes fechados, e outras flexibilizações vêm ocorrendo desde então. As restrições eram apenas em unidades de saúde. Até nas escolas houve liberação, mas na sede de um dos órgãos que mais arrecadam impostos, os cidadãos disseram ter sido tratados “como lixo” por não estarem portando o comprovante de vacina.