“Nesta quarta-feira, o Congresso Nacional vai tentar salvar o mandato de Wilson Santiago, que foi afastado por Celso de Mello depois que um de seus aliados foi filmado enfiando propina na cueca.”, diz O Antagonista.

Veja Matéria Completa:
BRASÍLIA — As principais lideranças de partidos do centrão e da oposição na Câmara dos Deputados articulam para reverter o afastamento do deputado Wilson Santiago (PTB-PB), denunciado por corrupção pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A votação em plenário para decidir o tema irá acontecer nesta quarta-feira.
Para que Santiago continue impedido de exercer o mandato é preciso que 257 dos 513 deputados votem para manter a decisão do Supremo. Uma das estratégias para salvar o parlamentar é o esvaziamento da sessão. Assim, se os votos necessários para manter o deputado fora da Câmara não forem alcançados, o afastamento será revertido.
O assunto foi tema de reunião de líderes na última terça-feira na residência oficial de Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara. O líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP), que é promotor de Justiça, foi um dos poucos que se manifestaram a favor do afastamento do colega. Os principais representantes do centrão (PP, PL, DEM, SD) e de partidos de esquerda defenderam reverter a medida imposta pelo Supremo.
Há dificuldade para encontrar um relator para a votação. O primeiro cotado era o deputado Fábio Trad (PSD-MS). Ele cogitou questionar o STF a respeito do tempo que o deputado passaria afastado. Os líderes que são contra o afastamento não gostaram da estratégia. Trad, então, desistiu da relatoria.