Do BandNews – O novo protagonista palestino é o arquiteto da invasão que surpreendeu Israel e está ameaçando uma guerra regional no Oriente Médio: Mohammed Deif, de 58 anos, o comandante das Brigadas Izz ad-Din al-Qassam, o braço militar do Hamas. Deif sobreviveu a sete tentativas de assassinato, perdendo um de seus olhos em uma delas. Durante um bombardeio israelense em 2014, ele perdeu a esposa e o casal de filhos, de 7 e 3 anos.
Nos recentes ataques, perdeu o irmão, dois outros familiares e a casa de seu pai. Ele é tão esquivo e discreto que é conhecido como “O Homem das Sombras”, em Gaza. Raramente sai de seu esconderijo, não utiliza celular, e existem apenas três fotografias dele: uma aos 20 anos, outra com o rosto coberto por um lenço, e uma que mostra apenas sua sombra.

Antes de iniciar o ataque contra Israel, o “Homem das Sombras” fez um pronunciamento ao povo palestino, afirmando: “Nós nos preparamos para essa batalha por dois anos. Todos os dias, o ocupante invade nossas vilas, cidades e terras na Cisjordânia; mata, fere, destrói e detém. Ao mesmo tempo, eles confiscam milhares de acres de nossas terras e deslocam nosso povo de suas casas para construir assentamentos, enquanto seu cerco criminoso em Gaza continua.”