EXCLUSIVO, Por Ricardo Antunes — Moradores de Muro Alto, no litoral sul de Pernambuco, denunciam o desmatamento de uma grande área de mangue na região. As empresas Due Incorporadora e Árbore Engenharia estão aterrando um terreno na Praia de Muro Alto/Campos, a margem do Rio Merepe, para a construção de um condomínio de luxo à beira mar.
“Estão trabalhando 24 horas por dia para esconder e acelerar o processo. Todo o terreno está tapumado para os passantes não visualizarem o crime”, denuncia um dos moradores.
Na Internet, os empreendedores vendem a praia de Muro Alto como “a bola da vez para investimento em imóveis no litoral pernambucano”, e contam a parceria da Caixa Econômica Federal para financiar os imóveis ainda na planta.
Os condomínios de luxo Tropí e Naturê são localizados à beira-mar e contarão com operações de dois restaurantes de alta gastronomia. Terão unidades térreas de três quartos com piscinas privativas e flats de um ou dois quartos. Também contarão com unidades rooftop, com possibilidade de dois ou três quartos com piscina privativa e uma vista privilegiada do litoral.
De acordo com dados divulgados inicialmente pelos empreendedores, as unidades Naturê e Tropí somam cerca de R$ 650 milhões em VGV (Valor Geral de Vendas). Mas será que luxo e crime podem combinar?
O OUTRO LADO
Procurada pela coluna, a DUE Incorporadora, responsável pela construção dos condomínios de luxo Tropí e Nature, em Muro Alto, litoral sul de Pernambuco, alega que as denúncias de crime ambiental são “improcedentes”

SILÊNCIO
Em nota enviada a nossa reportagem, a empresa afirma que cumpre todas as normas ambientais, estaduais e municipais e que está “amparada pelas licenças concedidas pelos órgãos responsáveis”. Não é o que parece. Indagada onde está a documentação que permite destruir todo um manguezal, nada de resposta.
COMEMORAÇÃO
Jair Bolsonaro comemorou com ironia a decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu nesta sexta-feira (13) as políticas estaduais sobre o ICMS que incide no óleo diesel.
INTERVENÇÃO DIVINA
Ele afirmou “papai do céu” ajudou que a ação judicial do governo caísse para a relatoria de Mendonça, indicado por ele para a vaga. Então, tá certo.
TIRO NO PÉ
O anúncio de estudos para a privatização da Petrobras é uma jogada de alto risco e pode virar um tiro no pé. A avaliação é de aliados do presidente Jair Bolsonaro que são contra a proposta num ano eleitoral.

IMPOPULAR
Os aliados lembram que a estatal sempre teve uma boa avaliação da população, que costuma ser contra a venda da empresa. Se a tática não funcionar, em vez de ganhar votos o presidente pode perder apoio entre eleitores.
DOSSIÊS
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta sexta-feira (13) para invalidar atos do Ministério da Justiça e Segurança Pública de produção de dossiês sobre vida pessoal, escolhas pessoais e políticas de cidadãos identificados como integrantes de movimentos antifascistas e de oposição ao governo Jair Bolsonaro.
ILEGAL
A maioria seguiu o voto da relatora, a ministra Cármen Lúcia, que concluiu que a produção de dossiês contra opositores do governo pelo Ministério da Justiça é inconstitucional.

LISTA
A lista de casamento de Lula (PT), com a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, não para de crescer. De cem nomes há algumas semanas, a lista já chega a quase 150 convidados.
VIPS
Apenas da família do “noivo” são pouco mais de 30. Artistas como Chico Buarque, Gilberto Gil e Daniela Mercury estarão presentes. Os advogados Cristiano Zanin, Marco Aurélio de Carvalho e Augusto de Arruda Botelho, também. Além de políticos, como Gleisi Hoffmann, Fernando Haddad e Geraldo Alckmin.
NA RUA
Pré-candidato ao Planalto, Ciro Gomes (PDT) convocou atos para este sábado (14) e domingo (15) em pelo menos 45 cidades. Batizadas de Nas Ruas com Ciro, as manifestações visam divulgar o seu projeto de governo.
FOTO DO DIA:
