Por Ricardo Antunes — Diversas cidades do interior do Brasil passam por um salto no consumo de luxo devido aos bons números do agronegócio. A receita com a produção de grãos e culturas perenes deve chegar a R$ 787,9 bilhões esse ano – um salto de 53% sobre 2020.
Toda essa riqueza extra se reflete em mais vendas de carros, aviões e também no varejo. O desempenho do comércio de janeiro a maio em todo o País foi de alta de 7,2% sobre igual período do ano passado. Nos polos do agronegócio, essa alta foi de mais de 18%.
O desempenho das vendas de veículos também é bem superior à média nacional nas principais cidades do setor agrícola. Essa prosperidade ainda se reflete no comércio de luxo e na venda de jatos executivos. Os emplacamentos de carros “premium” – como Audi, Mercedes, BMW, Land Rover – cresceram.
As áreas de alta renda dos bancos perceberam a tendência e têm voltado sua atenção aos endinheirados do interior, com mais de R$ 3 milhões para investir. O Santander busca o público do agronegócio ativamente.
Mesmo com a crise da covid-19, o agronegócio conseguiu impulsionar as vendas do varejo em geral e do segmento de serviços, como bares e restaurantes, nas regiões produtoras no ano passado.
A VENEZUELA MAIS PERTO
“Depois da nota do ministro da Defesa e dos três comandantes militares contra o senador Omar Aziz, Brasil se aproxima das milícias e dos generais de Hugo Chávez e Nicolás Maduro”, diz o colunista Elio Gaspari.

MAIS LONGE
Quando Bolsonaro diz que “ou fazemos eleições limpas no Brasil ou não temos eleições”, ele se afasta de qualquer modelo venezuelano. À maneira deles, Hugo Chávez e Nicolás Maduro realizaram todas as eleições determinadas pelo calendário, termina ele na sua coluna de domingo que também está em nosso blog.
SOZINHO
Mesmo depois de Jair Bolsonaro ter comunicado a ministros que André Mendonça será indicado ao STF, o postulante à vaga ainda está sem padrinho no Senado. Líderes do governo, Flávio Bolsonaro e aliados próximos ao Planalto estão alheios a Mendonça, o que aumenta a crise de confiança sobre seu fôlego para concretizar a indicação.
VITÓRIAS…
A Itália é campeã da Europa! Com justiça. Como também seria justo o título inglês. Foram as duas melhores seleções do torneio e também do ciclo iniciado após a Copa da Rússia. No fim, nos pênaltis, deu Itália. Uma nova Itália, que se reinventou e passou a jogar um futebol atual, moderno, corajoso.

…E DERROTAS
A Argentina derrotou o Brasil e o SBT derrotou a Globo. Durante a final da Copa América, o canal do sogro da ministro da Propaganda, segundo o UOL, teve 20,3 pontos de audiência em São Paulo, e a Globo ficou com 19,3.
LIBERTADORES
Em comunicado divulgado neste domingo, a Conmebol anunciou a retomada do público nos estádios a partir das oitavas de final da Libertadores e da Copa Sul-Americana. A decisão ocorre depois de a Copa América liberar a presença de convidados na final do torneiro, realizado ontem no Maracanã.
BOA NOTÍCIA
O Brasil teve a semana com menor número de mortes desde fevereiro, segundo o Conass. Foram 9.306 mortes acumuladas nos últimos sete dias. Já o número de vítimas fatais da doença no Brasil chegou a 533.488, e o total de casos aumentou para 19.089.940.
PROTESTO
Cuba, no entanto, passa por uma piora na pandemia da Covid-19, assim como na sua situação econômica, agravada pela redução do turismo. Com isso, milhares de manifestantes foram às ruas em Cuba aos gritos de “Liberdade” e “Abaixo a ditadura” neste domingo (11). Os moradores de Cuba também têm relatado cortes de eletricidade na ilha.

NOTÍCIA VELHA
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), alfinetou, por meio do Twitter, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que informou que anunciará a vacinação de adolescentes a partir de agosto. Após a repercussão, Paes compartilhou um post que diz: “O sujeito lá da terra da garoa achando que está inovando. Eu hen! Adolescentes vacinados já é notícia velha aqui”.
TOM
Tom Jobim vai ganhar um novo documentário sobre sua vida e obra. “Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, o Tom” começou a ser produzido este mês no Rio de Janeiro.
TRILOGIA
Com concepção e direção de Miguel Faria Jr., o projeto fecha a trilogia de filmes musicais do cineasta depois de seus dois últimos trabalhos: “Vinícius”, de 2005, — documentário de maior bilheteria desde a retomada —, e “Chico: artista brasileiro” (2015).
FOTO DO DIA








