Da Redação do Blog — A mais acirrada eleição para a OAB-PE dos últimos 20 anos, ganhou um fato novo. Em evento formal da campanha da situação, o advogado e ex-presidente da instituição, Ronnie Duarte, apelou para argumentos machistas e homofóbicos contra o candidato da oposição, Almir Reis, que é casado e pai de um filho. Ronnie Duarte convocou advogados a criticar nas redes sociais e nas conversas a estatura e o timbre de voz de Almir Reis. “Nós precisamos nas redes sociais e nas conversas, desmitificar as inverdades que são faladas, as acusações levianas que já nos dirigiram. Nós precisamos mostrar que a mentira, minha gente, tem pernas curtas e fala fino”, disse ele, apelando para o preconceito e para a desqualificação do oponente.
A fala foi postada na conta de Ronnie Duarte no Instagram e está sendo distribuída nos grupos de WhatsApp.
Pelo visto, na reta final, a campanha da situação descambou para a baixaria total. Sinal, segundo analistas, q ue o ambiente eleitora podel está desfavorável agora em 2021 para o atual grupo da OAB, que disputou com chapa única a última eleição em 2018.

“Foi a indireta mais direta que já ouvi. Lamentável que um ex-presidente da classe tenha apelado para o baixo nível, lançando mão contra um colega de argumentos sórdidos e até mesmo arianos, criticando a altura e o timbre de voz de voz”, comentou em off uma advogada que mudou o voto em Fernando Ribeiro por conta do ataque.
“Isso não nos representa. Essa deselegância e desrespeito não combina com a OAB. Se já estavam perdidos, agora vão perder muito mais”, disse em off outra advogada militante da causa LGBTQIA+.
Ronnie Duarte é ex-presidente da seccional pernambucana da OAB, candidato ao Conselho Federal e coordena a campanha do advogado Fernando Ribeiro, presidente da CAAPE, Caixa de Assistência dos Advogado, que estaria atrás nas últimas pesquisas.
Recentemente, ao usar um vídeo antigo contra o também presidente da OAB PE, foi chamado de “mau caráter, mafioso e lobista”. Duarte disse que iria entrar com uma ação judicial contra Asfora.
Vejam o vídeo: