Por Rafaela Karla — Brasil ou Argentina, Neymar ou Messi? A decisão da Copa América às 21h de hoje (10) no Maracanã vai significar uma conquista que nem Diego Maradona nem Pelé obtiveram na carreira. E não foi por falta de tentativa….
A estreia de Maradona, ainda o “Dieguito” de 18 anos, foi em 1979, quando a Copa América foi disputada sem sede fixa. O técnico César Luis Menotti armou um time misto de profissionais e juvenis (por causa do Mundial da categoria disputado no Japão e vencido pela Argentina). Maradona atuou em uma única partida (3 a 0 contra a Bolívia). Jogou no estádio do Vélez Sarsfield, fez um gol e não atuou mais. A Argentina foi eliminada logo na primeira fase…. –
Pelé ainda era muito jovem em 1959. Tinha apenas 18 anos, mas chegou com imensa moral à Argentina para a disputa do Campeonato Sul-Americano de Futebol (o torneio só passaria a ser chamado de Copa América a partir de 1975).
Protagonista do título da Copa do Mundo do ano anterior, o Rei já era destaque na capa da Revista El Gráfico, que circulava em Buenos Aires antes do início da competição. Ele e Didi, lado a lado, eram chamados de “gênios da concepção e da realização do futebol” na primeira página do tradicionalíssimo diário esportivo portenho, publicado ininterruptamente desde 1919.
Em campo, Pelé justificaria a reverência que lhe foi dispensada: foi o artilheiro da competição com oito gols em seis jogos. O Brasil não conseguiu, porém, repetir em nível continental o domínio que teve na Copa do Mundo do ano anterior.
Ídolo global, Maradona atraiu multidões por onde passou no Brasil, mas não mostrou mais do que lampejos naquela Copa América. Um deles foi contra o Uruguai, quando repetiu Pelé e quase marcou um golaço do meio-campo, como o Rei tentou na Copa de 70. Assim como o do brasileiro, a bola chegou perto, mas não entrou. Explodiu no travessão, frustrando os mais de 65 mil torcedores presentes no Maracanã.
Embora tenha sido vitorioso também em clubes, Maradona viveu seus melhores momentos na Copa do Mundo – competição em que carregou a Argentina nas costas no título de 1986 e na qual chegou à final em 1990, derrubando o Brasil pelo caminho.
Na Copa América, no entanto, o “Pibe de Oro” jamais conseguiu repetir o brilho que teve nos mundiais.
Em sua primeira edição, 1979, por exemplo, o meia tinha somente 19 anos e não foi capaz de guiar a Argentina a uma boa campanha.
Hoje a disputa é Brasil x Argentina, quem ficará com o troféu?
No entanto:
Dois dos maiores gênios da história do futebol, Pelé e Maradona tiveram carreiras absolutamente vitoriosas, ganharam Copas do Mundo, mas compartilham uma lacuna em suas galerias de troféus: jamais conseguiram ser campeões da Copa América, cuja próxima edição termina neste Sábado, no Brasil.