Por Michelle Souza* – O Pastor André Tanaka da igreja Zion Church usou a sua conta pessoal do Instagram para enviar um recado claro e objetivo ao governador de Pernambuco Paulo Câmara sobre a sua posição contrária ao decreto que obriga o passaporte vacinal em diversos segmentos da cidade restringindo a liberdade de escolha das pessoas.
Em sua fala André Tanaka defende a vacina e afirma ter tomado as duas doses da mesma, porém sua fala ataca chamando de absurdo e completamente errado obrigar pessoas a tomarem uma vacina que comprovadamente não há garantias sobre danos colaterais ou efeitos colaterais sequer a curto prazo.
André traz em sua fala o argumento de que quando fala-se sobre o aborto é dito que “meu corpo, minhas decisões” , mas quando o assunto é vacina o estado coloca-se como dono do corpo das pessoas e obrigando-as a tomar decisões que o próprio estado não irá arcar com as consequências no caso de efeitos colaterais danosos.

A Zion Church é uma igreja que está em Recife desde 2018, situada no Bairro de Boa Viagem numa extensão de sua igreja matriz sediada em São Paulo fundada em 1977. Considerada a igreja mais influente no ambiente digital brasileiro a Zion Church não se omite dos debates que envolvam política, muito pelo contrário.
Liderados pelo Pastor influencer Teófilo Hayashi @teohayashi (que possui 555 mil seguidores no instagram) e com diversos líderes que se posicionam sobre política abertamente em suas redes sociais a Zion Church é uma igreja que tem lideres atuando na política em diversas camadas e deixa bem claro a sua intenção de ter influência neste segmento para, segundo eles, transformar o Brasil acima de partidos ou ideologias.
Teófilo Hayashi é também o líder do movimento Dunamis, um movimento que mobiliza jovens em 261 universidades em 10 países e que é conhecido internacionalmente, este foi o movimento que organizou o mega evento evangélico que levou mais de 175 mil pessoas a três estádios Brasileiros simultaneamente, em fevereiro de 2020 chamado The Send e que reuniu as maiores lideranças evangélicas da atualidade, entre pastores e cantores durante um dia inteiro. O evento que contou com a presença da Ministra Damares Alves e do Presidente Jair Bolsonaro.
Além de André Tanaka e Teófilo Hayashi a Zion Church possui em seus quadros outros pastores e líderes que falam de política ostensivamente contra a esquerda, como o casal Lucas e Jackeline Hayashi que somados a diversos outros membros com muitos seguidores se colocam abertamente com um posicionamento claro de direita conservadora e que tem influenciado outros pastores a quebrar o silencio e falar contra aquilo que não concordam.

A fala do Pastor André Tanaka foi muito mais que uma crítica simplesmente, pois vem lastreada por um pensamento que a tempos vem se encorpando na nova direita jovem brasileira, fortemente lotada nas igrejas evangélicas: O pensamento que falar e se envolver em política é parte do ser cristão nestes tempos.
Este “recado” é algo maior do que parece a uma primeira vista, pois analisando a profundidade que seus membros não apenas vão para dentro do debate político, mas influenciam por onde passam já podemos esperar mais posicionamentos contrários à esquerda por parte deste segmento de novos pastores influencers aqui em Pernambuco e esta declaração pode ter sido um breve início do que teremos neste ano de eleições.
_________________________________________________
Michele Souza é Bacharela em Direito