De O Antagonista — O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), leu agora há pouco no plenário do Senado o requerimento de instalação da CPI da Covid. Agora, a comissão já pode ser formada e instalada.
Na semana passada, o ministro do STF Luís Roberto Barroso determinou a instalação da CPI da Covid atendendo a uma ação impetrada pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO). A partir de agora, os líderes partidários vão indicar os membros do colegiados. Pacheco não deu prazo para a indicação dos integrantes da CPI.
Entretanto, Pacheco determinou o apensamento do requerimento da CPI apresentado pelo senador Eduardo Girão (Podemos) para investigar a responsabilidade de estados e municípios. Contanto, os fatos deverão ser conexos ao pedido inicial da CPI da Covid.
“São investigáveis todos os fatos que são alvo de fiscalização do Senado Federal e da Câmara. Estão excluídos da CPI, as competências legislativas administrativas asseguradas aos demais entes federados (estados e municípios)”, disse o presidente do Senado.