Do Metrópoles — O Partido Liberal (PL) lança, neste domingo (24/7), a candidatura à reeleição de Jair Bolsonaro para presidente da República com partidos aliados, vereadores, prefeitos, deputados, senadores, governadores, ministros e presidentes de partido. A convenção deste domingo vai apresentar uma fotografia bastante diferente da registrada em 2018, quando Bolsonaro ainda estava filiado ao PSL e se apresentava como um candidato outsider (de fora do sistema), ainda que depois de ter passado 28 anos como deputado federal.
Bolsonaro chega à convenção com expectativa de crescimento nas pesquisas. A vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem reduzindo nos três maiores colégios eleitorais do país (Minas, Rio e São Paulo). entre os meses de março a julho, como mostra compilado das pesquisas Genial/Quaest.
O postulante que chega a 2022 é “muito mais experiente”, classificou o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), em entrevista ao SBT News na última quinta-feira (21/7). Nogueira é um experimentado político do Centrão, bloco que Bolsonaro atacava na última campanha, mas ao qual se fidelizou a partir de 2020.

“Vejo às vezes como a travessia de um navio, que enfrentou tempestades, enfrentou turbulências, pessoas caíram no mar (nós perdemos na pandemia), mas nós chegamos ao porto. O navio está avariado, nós temos que cuidar, mas eu tenho certeza que a próxima viagem vai ser muito mais tranquila, porque o nosso capitão segurou firme no leme, com todas as dificuldades. É uma hoje pessoa muito mais experiente para que a gente possa fazer uma viagem nos próximos quatro anos muito mais tranquila”, afirmou o auxiliar.
O presidente licenciado do PP não é o único na lista de novos aliados de Bolsonaro. Depois de ter classificado o grupo de “escória” e de “o que há de pior no Brasil”, Bolsonaro contará com os apoios de PP, PTB e Republicanos. Acordos com outras siglas ainda são negociados.
Entre os caciques que devem marcar presença no ato deste domingo, estão: Valdemar Costa Neto, presidente do PL, ao qual Bolsonaro se filiou em novembro do ano passado; Ciro Nogueira, presidente licenciado do PP; e Marcos Pereira, presidente do Republicanos. A bancada evangélica também deve se fazer presente no evento, com o presidente Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e pastores.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não confirmou se irá ao evento. Ele esteve na filiação do presidente ao PL, em novembro de 2021, em Brasília (DF).