O governo do presidente Jair Bolsonaro vê crescer a ameaça de perder o apoio da Igreja Universal do Reino de Deus.
Foram emitidos alertas de um possível desembarque a partir de pessoas próximas ao bispo Edir Macedo, fundador da igreja, e de congressistas do Republicanos, partido ligado à instituição evangélica.
Nesta 6ª feira, o bispo Renato Cardoso, responsável pela Igreja Universal no Brasil e genro de Edir Macedo, criticou diretamente o governo Bolsonaro em entrevista ao Jornal da Record –emissora de Macedo.
Cardoso falou em “decepção” e apontou “omissão” por parte do governo no caso envolvendo conflitos sobre a permanência de pastores da Igreja Universal em Angola.
O pivô do desgaste entre evangélicos da IURD e o governo foi a alegada inação das autoridades brasileiras à ordem de deportação de 34 brasileiros do país africano. A medida foi imposta depois que a instituição religiosa disse ter identificado comportamento impróprio de angolanos e afastado essas pessoas do comando da Igreja Universal do Reino de Deus naquele país africano.
Presente em Angola desde 1992, a Universal afirma que o conflito começou há mais de 1 ano. Não há detalhes sobre a razão exata da expulsão dos agora ex-pastores angolanos, que reagiram e formaram uma dissidência dentro da instituição –visando a forçar a saída dos brasileiros.
“O que mais nos indigna não é o que está acontecendo lá em Angola. É a ausência de autoridades brasileiras para interceder pelos pastores, pelos brasileiros em um país estrangeiro. Até quando o governo brasileiro vai ficar calado, passivo, diante desta situação?”, questionou Cardoso.
Resumindo: É mais uma prova da falta de articulação política do governo.
É isso.
DESCONTENTE
Ciro Gomes usou as redes sociais neste sábado para reclamar da última pesquisa Datafolha sobre a eleição presidencial de 2022. “Curiosamente o Datafolha não simulou um confronto meu com Lula. Por que não o fez? Por que não o faz?”, questionou.

NÓS AVISAMOS
Os petistas estão animados com a pesquisa e acham que enfrentar Bolsonaro será cenário mais fácil para voltar ao poder. Embora esta não seja uma orientação formal, a ideia do partido é fazer barulho mas não a ponto de inviabilizar o presidente. Em outras palavras, o impeachment agora trabalha contra os interesses petistas. Na verdade, tanto o PT quer Bolsonaro como adversário, como Bolsonaro quer enfrentar Lula em 2022.
FANTASIA
Após a divulgação da pesquisa, o empresário João Amoêdo, fundador do Novo, voltou a falar na possibilidade de se candidatar. Ele diz que em 2018 sua estratégia era divulgar o partido, mas para 2022, a meta é criar uma alternativa à polarização entre Lula e Bolsonaro. “Eu vou trabalhar para isso, seja ajudando a montar uma chapa, seja eventualmente até me candidatando”, diz ele.
DERROTA
Em dezembro do ano passado, Bolsonaro assinou um decreto para criar a NAV Brasil, a primeira estatal de seu governo, que custará R$ 25 milhões para se capitalizar. Apesar da linha desestatizante de Guedes, o governo, com o início da operação da NAV Brasil, passará a ter 47 empresas controladas diretamente pela União, uma a mais que o número registrado no início da gestão Bolsonaro.

NA MIRA DA JUSTIÇA
A 4ª Vara Cível do Rio determinou o leilão dos bens do senador Romário para pagar uma dívida de mais de R$ 40 milhões. O rolo ainda é sobre o natimorto projeto do Café do Gol, na Barra.
BALANÇANDO
Rogério Marinho está balançando — e já foi informado disso. O presidente quer (ou precisa) trocar o ministro do Desenvolvimento Regional por um legítimo quadro do Centrão — Marinho só integrou dois partidos na vida, PSB e PSDB, legendas que passam longe do Centrão.
VIOLÊNCIA
O deputado Aécio Neves afirmou neste sábado que uma possível saída de Geraldo Alckmin do PSDB seria “uma violência” inadmissível contra o partido. A aliados, Alckmin deu a entender que pretende deixar o partido. Mas ele ainda sonha em ser candidato pela sigla em 2022.
MULTA
A Prefeitura do Rio decidiu que vai multar o hotel Copacabana Palace, na Zona Sul do Rio, pela realização de uma festa de luxo — em meio à pandemia — para 500 pessoas na noite da sexta-feira (14).

MAU EXEMPLO
A festa na noite de sexta contou com a participação de vários artistas, como Gusttavo Lima, Mumuzinho, Ludmilla, Alexandre Pires e Dudu Nobre.
RESTRÇÕES
O Governo de Pernambuco determinou novas medidas de restrição para a região Agreste. As mudanças valem para a 2ª Macrorregião de Saúde, que inclui a IV e V Geres, com sedes em Caruaru e Garanhuns, respectivamente.
RESTRIÇÕES II
Durante a semana, as atividades econômicas e igrejas só podem funcionar até às 18h. Já nos finais de semana, está liberada apenas a abertura de supermercados, feiras livres de produtos alimentícios, farmácias, padarias e postos de gasolina. O Polo de Confecções não pode abrir nos sábados, domingos e segundas. As igrejas também devem fechar no final de semana, segundo o governo.
FOTO DO DIA

Coluna do Ricardo Antunes, Sábado 15/05/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.
![]()







