Com informações da Assessoria de Imprensa
Com apoio institucional da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), o Portal de Artes e o Centro Cultura Nordestina – Letras & Artes – promovem um curso de “Cinema Documentário”, que será realizado na sala Aloísio Magalhães, Fundaj campus Derby, de 5 de novembro a 13 de janeiro de 2020. A atividade tem como propósito a produção de um filme baseado no movimento literário Edições Pirata das décadas de 70 e 80, marco da produção cultural no Estado de Pernambuco que comemora o 40º aniversário do primeiro lançamento coletivo.
As matrículas estão abertas no site do Portal de Artes (http://bit.ly/2qto9G2) e custam R$ 700 (o valor pode ser dividido em até dez vezes). Para realizar a inscrição, basta preencher um formulário com informações básicas (nome, sobrenome, email, telefone, CPF, RG, data de nascimento e endereço), além de efetuar o pagamento. A carga horária do curso é de 40h. Com um total de 15 encontros, as aulas serão presenciais, sendo duas vezes na semana – terças e sextas-feiras, das 19h às 21h30 – e eventualmente aos sábados.
“Vamos trabalhar as principais funções de uma produção de cinema, do roteiro a edição, em sala de aula e no set. A proposta transita em aspectos técnicos, conceituais e as aplicações na construção de um curta-metragem em até 15 minutos de duração, gravado durante o curso. Serão trabalhos em conjunto, até porque os módulos se interligam e dialogam de forma interdisciplinar. É um curso muito prático e cheio de ações”, destacou Paulo Lins, um dos professores responsável por Estrutura Narrativa e Produção Audiovisual. Além dele, o projeto conta com a experiência de Costa Neto (Fotografia e Câmera) e Camila Valença (Produção; Montagem e Edição).
Ao todo, são cinco módulos (I – conceito/pré-produção; II – arte e atribuições da equipe durante o processo de pré-produção, filmagem e edição de um documentário; III – produção e gravação; IV – montagem e pós-produção; V – análises avaliativas e encerramento). O curso abrange as áreas da produção de forma transversal: linguagens textuais, musical, fotografia e câmera DSLR; arte; montagem – edição e estruturas narrativas do cinema documentário.
“A metodologia é voltada para abordagens teóricas e práticas com ensaios contextualizados baseados no roteiro apresentado, com dinâmicas de grupo para o desenvolvimento do projeto fílmico. Teremos também trabalhos práticos, fundamentos bibliográficos da arte do cinema documentário, exercícios de produção e decupagem de produção para captura de imagens em campo. Além do mais, vamos fazer a montagem de cenas e gravações em set de filmagem”, continuou o orientador Paulo Lins.
O objetivo geral do “Cinema Documentário” é trabalhar aspectos técnicos e artísticos que compõem a linguagem do cinema sob a perspectiva narrativa documental, a partir de um roteiro. A formação é direcionada para estudantes de jornalismo, publicidade, cinema, fotografia e interessados em adquirir conhecimento audiovisual. O diferencial do curso está na abordagem transversal dos conteúdos, que é transmitida pela vivência da teoria praticada e dos exercícios em locações externas, diversificando situações inusitadas e surpreendentes compreendidas no gênero documentário e da sua narrativa.
Edições Pirata
Há 40 anos, um grupo de escritores criou as Edições Pirata, que entre 1979 e 1983 publicou 248 novas obras. Algumas delas tornaram-se célebres no Recife, enquanto outras deram voz a autores de todo tipo. O movimento literário surgiu dentro do Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais (atual Fundação Joaquim Nabuco – Fundaj), onde trabalhavam diversos escritores, e acabou em 1983.
As atividades da editora eram democraticamente espalhadas pelas casas dos diversos apoiadores do movimento. À época, a Pirata inspirou uma série de editoras independentes que foram criadas na sequência e funcionam até hoje em Pernambuco, além de deixar marcas na vida cultural do Recife.
Portal de Artes
É uma organização provedora de arte, sem fins lucrativos, que atua nas áreas de formação, pesquisa, criação e promoção no âmbito dos diversos mundos da cultura e tecnologia da informação.
SERVIÇO
Local: Fundação Joaquim Nabuco/Derby – Sala Aloísio Magalhães
Data: 5 de novembro a 13 de janeiro de 2020
Dias e horário das aulas: terças e sextas-feiras, das 19h às 21h30 / Eventuais sábados.
Inscrição: R$ 700 (divide em até 10 vezes) – http://bit.ly/2qto9G2
Contatos: (81) 3090-6800, 9.8254-3480 e 9.9615-6679 (WhatsApp).






