Por Luiz Roberto Marinho – A pesquisa Datafolha encomendada pelas rádios CBN do Recife e de Caruaru, divulgada nesta quarta-feira (29), indica, no cenário estimulado, no qual são dados os nomes dos candidatos, que a direita soma 7% da intenção dos votos para o governo do estado, com 4% dados ao vereador Eduardo Moura (Novo) e 3% do eleitorado conquistado pelo ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL).
O retrato atual deve ser desfeito, contudo, se for confirmada a disposição de Eduardo Moura, ferrenho opositor do prefeito João Campos (PSB), de se candidatar a deputado estadual em 2026 e de Gilson Machado de ocupar uma das duas vagas no Senado na chapa da reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD). Os dois, portanto, não estariam no cenário estimulado para governador nas pesquisas mais à frente em 2026.
Além da concorrência em si por duas vagas ao Senado, a pretensão do ex-ministro do Turismo esbarra na intenção a uma das vagas do presidente do PL de Pernambuco, Anderson Ferreira, ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, que já puxou uma das cadeiras de Gilson Machado ao destituí-lo da presidência do diretório do PL do Recife.









