Por Ricardo Antunes – O Datafolha mais uma vez decepcionou ao dizer que as intenções de votos entre Lula e Bolsonaro não se alteraram. O ex-presidente manteve os 45%, enquanto o presidente está com apenas 33%. Todas as outras pesquisas já apontaram um crescimento do presidente. Ontem, a Genial Quest apontou que a diferença entre os dois é 8%. Parece até que existe uma luta desesperada para manter o voto útil para Lula vivo até a última semana. Vamos esperar o PoderData.
Leiam a matéria:
O Datafolha acaba de divulgar sua mais recente pesquisa de intenção de voto para a Presidência do Brasil. Ela mostrou estabilidade na disputa entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL). O petista manteve os mesmos 45% da pesquisa anterior, divulgada em 6 de setembro. O presidente, por sua vez, oscilou um ponto para baixo —dentro da margem de erro do levantamento, que é de dois pontos— e tem 33% agora.
Ciro Gomes (PDT) oscilou um ponto para cima, de 7% para 8%; Simone Tebet (MDB) manteve os mesmos 5%. Soraya Thronicke (União Brasil) oscilou de 1% para 2%. Outros candidatos não pontuaram; brancos/nulos são 4%, e há 2% de indecisos.
Contando apenas votos válidos, sem brancos e nulos, Lula soma 48% —insuficientes para lhe dar a vitória em primeiro turno, mas dentro da margem de erro— e Bolsonaro, 36%.
O Datafolha ouviu 5.926 pessoas em 300 municípios brasileiros, entre os dias 13 e 15 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.