Por Ricardo Antunes — A possibilidade de José Luiz Datena topar ser candidato a presidente da República é maior do que muita gente imagina. Apresentador reconhecido e com enorme audiência, Datena surge como um fato novo para quebrar a polarização entre Lula e Bolsonaro que se acentua a cada dia.
Foi com essa tese que, há mais de seis meses, o “namoro” entre o PSL e PMDB começou a se tornar mais sério rumo a um casamento. O MDB tem a segunda maior bancada do Congresso e o PSL a terceira, além de um tempo de rádio e televisão considerável.
Com a desistência do apresentador Luciano Huck, que era o preferido da “Faria Lima”, os dois partidos foram juntos conversar com o apresentador, e o martelo foi batido em um jantar na terça-feira (01), que teve a presença de Baleia Rossi, presidente do MDB.
Ainda é cedo para saber se a articulação do presidente Nacional do PSL, Luciano Bivar, e os caciques do MDB, vai dar samba.
Mas é certo que, com um nome de peso como Datena sendo colocado como alternativa nas próximas pesquisas, alguma coisa pode surgir para tentar quebrar a polarização entre Lula e Bolsonaro.
Esse é o sentimento de muita gente com quem eu conversei no eixo Rio-São Paulo-Brasília sobre a filiação de Datena ao PSL.
É isso.
NA RUA
O diretor de Logística da Saúde, Roberto Ferreira Dias, será exonerado após relatos de suposta propina. Segundo o jornal “Folha de S.Paulo”, o empresário Luiz Paulo Dominguetti Pereira, que se apresenta como representante da empresa Davati Medical Supply, disse que teria recebido pedido de propina de US$ 1 por dose de vacina da AstraZeneca.

ESTRATÉGIA
De olho em 2022, o diretório estadual do PSL busca nomes “grandes” para integrar a sigla. Além de confirmar a filiação de Datena, o PSL também quer atrair o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), como possível candidato a governador.
MENSALÃO TUCANO
Por 3 votos a 1, a Segunda Turma do STF remeteu para a Justiça Eleitoral o processo em que foi condenado o ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo, no caso conhecido como mensalão tucano.
VALORES
Com isso, o novo juiz deverá decidir se ratifica a condenação a mais de 20 anos de prisão, por peculato e lavagem de dinheiro. Azeredo foi acusado de desviar R$ 3,5 milhões de estatais mineiras para abastecer sua campanha à reeleição, em 1998.
ONDA DE FRIO
O frio intenso ‘congelou’ uma estrada em Santa Catarina. O tráfego de veículos na Serra do Rio do Rastro foi interditada pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv), por motivos de segurança e o tráfego permanecerá interrompido até as 18 horas de quarta-feira, 30. Com até -7,5°C, o estado registrou a menor temperatura do Brasil em 2021.

ONDA DE CALOR
Já o norte do planeta sofre com o calor. O Canadá registrou 34 mortes por causa das altas temperaturas, que levaram ao fechamento de escolas e até mesmo a suspensão da vacinação contra a covid-19. A cidade de Lytton, na Colúmbia Britânica, quebrou o recorde histórico do país com uma temperatura de 47,9ºC.
PROPINA
Falando em corrupção, a Polícia Federal identificou depósitos de propina nas contas bancárias do subsecretário de Tecnologia da Informação da Secretaria de Economia do Distrito Federal, Francisco Lopes, e do ex-ministro da Integração Nacional do governo Michel Temer Antônio de Pádua Andrade, diz a Crusoé. A PF investiga contratações de empresas de TI suspeitas.

BLOQUEIO
Francisco Lopes atuou em favor da RSX, no governo Ibaneis Rocha, ‘com o propósito de viabilizar os desvios em favor da organização criminosa‘. A Justiça determinou o bloqueio de bens de até 7 milhões de reais de Lopes. O subsecretário de Ibaneis teria recebido, por meio das contas bancárias de sua esposa e seu filho, 38 depósitos realizados pela RXS, que totalizaram 187 mil reais.”
CAINDO
Com a pandemia da Covid-19, a expectativa de vida do brasileiro já diminuiu 3,1 anos. Os dados estão em artigo publicado hoje por pesquisadores na revista Nature, uma das publicações científicas mais respeitadas do mundo. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida no Brasil, em 2019, foi de 76,6 anos
DESMONETIZADO
O apresentador Sikêra Júnior não conta mais com o patrocínio de duas de suas maiores apoiadoras, a empresa de planos de saúde Hapvida e a construtora MRV. As ações foram tomadas após falas homofóbicas e transfóbicas. Ontem (28), foi o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.
FOTO DO DIA

Coluna do Ricardo Antunes, Terça-feira, 29/06/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.