Por Ricardo Antunes — Não existe mais dúvida alguma. Lula diz que ainda é cedo, mas aqui em Brasília, todas as paredes do Palácio do Planalto sabem que ele será o grande adversário do presidente Bolsonaro em 2022. Isso, se o centro não viabilizar mais uma candidatura. Pouco provável. Ciro? Huck? Moro?
Tanto é que o presidente deu “marcha à ré” e apareceu de máscara, e falando em vacina. Duas palavras que ele abominava.
Claro que ainda é muito cedo para previsões. Tancredo Neves dizia que política é como as nuvens. Você olha uma vez e em cinco minutos tudo mudou.
Em todo caso, a volta de Lula ao “ringue” da política mexeu com a bolsa e com a política nacional. Bolsonaro parece que notou que a derrota da Lava Jato, que ele tanto estimulou, passou um pouco do tempo.
Ele conseguiu desmoralizar o ex-ministro Sérgio Moro, mas trouxe de volta uma marca que tem recall. Goste-se ou não, Lula foi o melhor presidente que o Nordeste já teve. E será nessa região que a batalha final será travada. A ver as novas pesquisas com esse novo cenário
O mais inusitado de tudo é que ambos destruíram um nome que há dois anos era apontado como eventual vice de Bolsonaro. O atual presidente humilhou o ex-ministro.
E antes de partir para cima de Bolsonaro, o que Lula mais deseja, agora, é destruir o ex-juiz da Lava Jato, Sérgio Moro, que o condenou por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá.
Engraçado, não?

SURPRESA
Na solenidade de hoje, no Palácio do Planalto, uma boa surpresa. O presidente e todos os demais participantes estavam usando máscaras, e mantendo uma distância maior que a habitual entre eles.
FAZ TEMPO
Desde o dia 03 de fevereiro, em que apareceu com máscara na abertura do ano legislativo no Congresso Nacional, Bolsonaro participou de 36 eventos oficiais. Em nenhum deles utilizou a proteção no rosto. E há menos de duas semanas, chegou a criticar publicamente as máscaras.
EFEITO LULA?
A cerimônia de hoje, em que o presidente e todos os outros participantes surgiram mascarados, começou pouco mais de 4 horas depois do pronunciamento do ex-presidente Lula. Em que ele, e todos os presentes ao evento, usaram máscaras.
ZEBRA
Depois de 16 anos, a Champions vê Messi e Cristiano Ronaldo eliminados nas oitavas da mesma edição. O empate com o PSG, em Paris, depois de goleada no Camp Nou, eliminou um Barça em crise. Já o Liverpool venceu o RB Leipzig, da Alemanha, e vai às quartas de final.

A EX-PRIMEIRA-DAMA
O governador Paulo Câmara (PSB) publicou uma boa nota de pesar pelo falecimento da esposa do ex-governador Moura Cavalcanti. Disse que Pernambuco se despede de uma grande mulher.
PESAR
Viúva do ex-governador Moura Cavalcanti, Dona Suçu, como era conhecida por todos, teve uma trajetória bastante participativa, marcada pela defesa do bem estar da população e pela preocupação com o desenvolvimento econômico do Estado. Quero me solidarizar com todos os seus familiares e amigos neste momento de profunda tristeza.

FAMÍLIA
Ela era tia do também ex-governador Gustavo Krause e tia-avó de sua filha, a deputada estadual, Priscilla Krause.
ACESSO
Pesquisa da Undime, Unicef e do Itaú Social mostra que 78,6% dos estudantes brasileiros tiveram dificuldades para acessar a internet. É um triste número
FOTO DO DIA:

Coluna do Ricardo Antunes, Quarta-Feira, 10/03/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.
![]()







