Por Ricardo Antunes – Um processo curioso tem sido marcado nas cúpulas partidárias em Brasília. De olho nos fundos partidário e eleitoral, dirigentes têm se reunido para debater uma federação. Isso já foi tema de conversas entre PP e União Brasil, e agora entre PSB, PDT e Solidariedade. No entanto, os dirigentes parecem sequer ter lido a respeito do tema, já que as mudanças na Constituição Federal que incluíram a possibilidade de federações não permitem que a estratégia seja utilizada este ano.
É que para uma federação ser validada, é preciso que a mesma seja homologada em convenção partidária. Assim diz o texto da Lei 14.208/2021, que instituiu as federações partidárias. A regra ainda veda a formação de federações após o prazo das convenções. Ou seja, só será possível dois ou mais partidos se juntarem em 2026, tendo que marcharem juntos no Congresso até 2030.
Desta feita, a ideia não tem outro nome que não estratégia por barganha. Num cenário onde PL, PT (federado com PCdoB e PV) e União Brasil detém quase a metade da Câmara dos Deputados – e consequentemente dos recursos e tempos de rádio e televisão -, as demais 18 legendas com assento no Congresso tentam buscar formas de “engrandecer”. Um crescimento bem falso e irreal, mas que serve para os dirigentes pressionarem presidente, governadores e prefeitos por espaços de poder, cargos e recursos.
STOP
O Tribunal de Contas da União (TCU) proibiu o ex-presidente Jair Bolsonaro de usar, dispor ou vender as joias da Arábia Saudita até o fim das investigações.

TEMPORÁRIO
A decisão, desta quinta-feira (9/3), é do ministro Augusto Nardes, relator do caso. A medida é cautelar (temporária) e atende ao pedido do Ministério Público junto ao TCU e da deputada Sâmia Bomfim, do PSol de São Paulo.
DILIGÊNCIA
O ministro Nardes também determinou a realização de diligência por parte da Polícia Federal e da Receita Federal e que seja colhido o depoimento de Bolsonaro e do ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque.
DEVOLVO, NÃO
Enquanto isso, indagado pela coluna se vai devolver o relógio Cartier de R$ 53 mil reais, o ex ministro Gilson Machado repetiu o mantra. “Só se o TCU mandar”.
CLÁSSICO…
Clássicos em Pernambuco voltarão a ter torcida visitante, e o deste sábado pela Copa do Nordeste entre Sport x Santa Cruz será o primeiro após a queda da decisão que proibia ambas torcidas.

…DAS MULTIDÕES
O Sport busca terminar na liderança da competição do grupo A, já o Santa Cruz precisa vencer para ter chances de se classificar para a próxima fase do torneio.
INVESTIGAÇÃO
A equipe fará uma análise e decidirá sobre possível revisão de atos da gestão anterior da Embratur, entre eles, de contratações de pessoal, contratos firmados e normas da agência.
MODA
A governadora Raquel Lyra participou, nesta quinta-feira (9), da abertura da 35° edição da Rodada de Negócios da Moda Pernambucana (RNMP), no Polo Caruaru, no Agreste do Estado. O evento tem expectativa de gerar R$ 20 milhões em negócios, reunindo mais de 500 compradores de todas as regiões do país. A chefe do Executivo estadual anunciou durante o evento que o secretário executivo de Atração de Investimentos, André Teixeira Filho, será o novo presidente da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe).

NIVER
Marcelo Canuto, presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife trabalha na organização da festa de aniversário do Recife, no próximo domingo. Na intensa programação, acesso gratuito ao Paço do Frevo, oficinas no Museu da Cidade do Recife, a volta do já tradicional espetáculo O Boi Voador, shows na Praça do Arsenal, desfile de Agremiações vencedoras do Carnaval 2023, Viva Guararapes, novas rotas da Ciclofaixa de Turismo e Lazer – ligando o Recife a Olinda, roteiros temáticos do projeto Olha! Recife e muito mais. Toda a programação é gratuita.
FOTO DO DIA










