Da Redação do Blog — A estratégia do candidato Fernando Ribeiro foi pautar o debate na tese de que seu adversário “desconhece a realidade da OAB”, usando a expressão no início de quase todas as suas falas. Segundo ele, Almir Reis apresenta propostas e projetos que “não são exequíveis por serem contrários às diretrizes do Conselho Federal da instituição”. Como é o caso da promessa de redução da anuidade da classe em 50%.
“O próprio conselho não permite que aja redução. Nós temos a quinta menor anuidade da OAB no Brasil e nossa proposta é que não aja o reajuste futuro, fazendo com que a gente atinja o menor valor de anuidade do Brasil”, disse Ribeiro.
Por sua vez, Reis enfatizou que Ribeiro representa uma gestão que está há 15 anos no poder e que agora apresenta propostas que já poderiam ter sido feitas. “Agora, de forma casuísta, vem dizer o que vai fazer, quando já teve tempo e não fez nada”, disparou ele, citando a proposta de fortalecimento do papel da advocacia feminina, defendida pela chapa adversária.
“Nós temos a melhor pauta e vamos prestigiar as mulheres nas presidências das comissões e nos demais espaços, com paridade de gênero. Temos compromisso com a advocacia feminina. Esse grupo que ele lidera e representa nunca respeitou a paridade e só está respeitando agora por ser obrigatório para poder registrar a chapa”, disparou Reis, comprometendo-se em ser sucedido pela “primeira candidata mulher em 90 anos de história da OAB-PE”.
Almir Reis ainda voltou a criticar a postura de Fernando Ribeiro, que já no início do debate se valeu de perguntas previamente escritas e que, em alguns momentos, chegou a ler respostas e até mesmo suas considerações finais. “Eu acho uma falta de respeito com do candidato com advocacia pernambucana e com a organização do debate trazer perguntas aqui que ele está lendo e que são pré-fabricadas. É importante ter espontaneidade, perguntar olhando nos olhos é o que todo mundo espera. Eu não tenho nenhuma anotação do lado colega, e vou responder olhando nos seus olhos todas as perguntas”, atacou.