Por Ricardo Antunes — Para o colunista Alberto Bombig, o debate promovido pelo UOL em parceria com Band, Folha de S. Paulo e TV Cultura, no próximo dia 16, pode prejudicar mais o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do que o presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, Lula tem evitado falar em temas controversos, como aborto e religião, mas pode ser pressionado sobre isso por Bolsonaro.
“Lula não quer entrar na agenda de costumes, mas, uma vez perguntado, não tem como não responder. É um debate que representa um momento de tensão e de risco para o Lula, muito mais do que para Bolsonaro”, afirmou Bombig.
Para não cair na armadilha “a campanha do Lula tem que trabalhar”, disse o jornalista, que ressaltou que, o petista tem 49% das intenções de voto, contra 41% de Bolsonaro e não pode se dar ao luxo de vacilar. “É um número que não dá tranquilidade, exige que Lula continue se esforçando e tenha atenção redobrada no debate”, acrescentou Bombig.
CAMPANHA
O ex-presidente Lula, que cumpre agenda nesta sexta em Recife, já chegou à capital pernambucana. O prefeito João Campos (PSB) fez questão de dizer no Twitter que foi ao aeroporto.

PAZES
João Campos e Marília Arraes, tiveram uma disputa acirrada nas últimas eleições para prefeito do Recife em 2020. No entanto, parece que a paz foi selada e os dois devem ser vistos amanhã com Lula.
AGENDA
Pela manhã ele concede uma coletiva para a imprensa de 10h às 11h e depois segue para uma caminhada com Marília Arraes que terá concentração no Parque 13 de Maio e termina no Pátio do Carmo.
ESTRATÉGIA
O núcleo político da campanha de Jair Bolsonaro (PL) quer convencer o presidente a fazer uma declaração contundente em favor da democracia na última semana antes das eleições.

VAI QUE COLA
A avaliação é de que o percentual de eleitores cujos votos ainda podem ser virados é muito baixo e, para esses indecisos, a desconfiança por falas golpistas do presidente poderia estar impedindo a adesão. A dúvida é se o presidente está disposto a tal compromisso.
DE MALA E CUIA
Depois de oferecer “apoio incondicional” a Jair Bolsonaro e a Tarcísio de Freitas, Rodrigo Garcia arrumou as malas, pegou a família e viajou para sua casa na aprazível Boca Raton, na Flórida.
NOVA PARIS
A viagem deixou irritados os aliados de Jair Bolsonaro. Todos contavam com Garcia para mobilizar os prefeitos tucanos no interior de São Paulo. A ação já está sendo comparada ao ida de Ciro Gomes à Paris, em 2018.

SE A MODA PEGA
O Parlamento da Turquia aprovou, nesta quinta-feira (13), uma lei que prevê prisão de até três anos a jornalistas que publicarem notícias “contrárias à verdade” sobre segurança doméstica e internacional, ordem pública e saúde. A dúvida é quem vai decidir o que é verdade e o que é mentira.
PEGOU MAL
Pegou mal a frase de Lula sobre o governador afastado de Alagoas e candidato a reeleição Paulo Dantas (MDB). “Tinha pessoas que falavam ‘Lula, não vai lá não, porque tem um candidato que foi condenado’. Quero dizer para vocês: eu jamais deixarei um companheiro no meio do caminho.”
RACHADINHA
A corte especial do STJ afastou o governador por 10 votos a 2 por suposto esquema de desvio de verba pública por meio de “rachadinha”.
FOTO DO DIA:








