Da Redação do Blog – As eleições presidenciais do próximo ano e os efeitos que terão com a condenação e a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro são um dos temas do seminário Cenários 2026. O evento reúne grandes nomes nacionais do jornalismo, do Direito e do setor produtivo para discutir os rumos do país nesta sexta-feira (28), a partir das 14h, no Hotel Beach Class Convention By Mai, na Rua Maria Carolina, 661, em Boa Viagem, na Zona Sul.
Participam dos painéis e debates os jornalistas Leandro Magalhães, Paulo Cappelli, Juliana Dal Piva, Wilson Lima e Jô Mazzarolo, os advogados Guilherme Duarte, Melillo Dinis, Luiz Guerra e Leonardo Dias, os presidentes da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Bruno Veloso, e da Empetur, Eduardo Loyo.
O encontro é promovido pela Facto Seminários, do Recife, e irá proporcionar, além da visão dos cenários de 2026 no país, a oportunidade de networking e de troca de experiências com profissionais de alto nível em suas áreas de atuação. As inscrições são limitadas e podem ser feitas no endereço https://encurtador.com.br/dLeV.
O jornalista Paulo Cappelli, um dos painelistas e debatedores, é um dos principais colunistas do Portal Metrópoles, no qual costuma noticiar frequentes “furos” de reportagem. Tem passagens pelos jornais O Globo e O Dia, pelas revistas Época e Crusoé, pelas Rádios Globo e BandNews FM. Seu tema será “Análise política das próximas eleições”.
Jornalista atuante na cobertura política em Brasília desde 2013, Leandro Magalhães fez parte do primeiro time de contratados da CNN Brasil, em 2020, e acabou de trocar a CNN pelo SBT. Professor de português e de literatura brasileira na Universidade Federal de Pernambuco, trabalhou na TV Cultura e é um arguto analista da cena política nacional. Abordará “A Cobertura política na TV”.
Já Juliana Dal Piva tem mestrado no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da FGV-Rio. É repórter do Centro Latino-Americano de Investigação Jornalística (CLIP) e colunista do ICL Notícias. Foi repórter especial do jornal O Globo e colunista do portal UOL. É autora do livro “O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro”, best-seller em 2022 e finalista do prêmio Jabuti de 2023. “O Brasil depois das inéditas prisões de Jair Bolsonaro e seus generais” será sua palestra.

Wilson Lima, por sua vez, é diretor da sucursal de Brasília de O Antagonista, ex-editor de política da revista IstoÉ, do jornal Gazeta do Povo e do site Congresso em Foco, ex-diretor da sucursal Brasília da Revista Oeste e foi repórter especial do portal Ig. Irá falar sobre “Bolsopetismo em xeque: quem larga na frente em 2026?”.
Mestre em Comunicação e Cultura, Jô Mazzarolo foi diretora da Globo em Pernambuco por 23 anos. Trabalhou em emissoras de TV em Porto Alegre e na Globo no Rio de Janeiro. É consultora e especialista em Sustentabilidade e também vice-presidente do Comitê de Sustentabilidade da Câmara Americana de Comércio (Amcham) e conselheira do Instituto Dom Hélder Câmara. Mediará o painel sobre economia.
Entre os advogados participantes, Guilherme Duarte é mestre em Direitos Humanos, com ampla experiência em defesa da liberdade de expressão e do acesso à informação. Atuou em organizações da sociedade civil como Artigo 19 e Transparência Brasil. Seu tema no seminário será “Jornalistas sob Ataque: Como Proteger a Liberdade de Imprensa em Ano Eleitoral”.
Melillo Dinis é doutor em Ciências Jurídicas e pós-doutor em Garantias Constitucionais, sócio de banca renomada em Brasília e atua também como cientista político. O tema de sua palestra é palpitante: “Da prisão à eleição: 2026, Direito, política e confusão”.
Criminalista, autor do livro “Corrupção Ativa”, sócio do escritório Urbano Vitalino Advogados, Luiz Guerra é protagonista de defesa que levou a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal à primeira absolvição, em maio último, no julgamento do caso da tentativa de golpe de Estado, do coronel da reserva Cleverson Ney Magalhães. Falará sobre “A judicialização da política”.
Como o colega Luiz Guerra, Leonardo Dias é também sócio do Urbano Vitalino Advogados e especialista nas áreas de esportes e entretenimento, atuando na estruturação de SAFs (Sociedada Anônima de Futebol). É advogado de artistas, atletas e clubes de futebol. Seu tema no seminário é igualmente interessante: “A Economia da Paixão: por que o torcedor é um ativo econômico subexplorado?”.
Próspero empresário da construção civil, Bruno Veloso irá abordar os prejuízos às exportações pernambucanas do tarifaço do presidente Donald Trump, que atingiu duramente as frutas do Vale do São Francisco, que acabaram de ser beneficiadas pela revogação da medida. Irá relatar, também, sua experiência como defensor da indústria nacional à frente da Fiepe. Falará sobre “Perspectivas da economia para 2026″.
O presidente da Empetur, Eduardo Loyo, fará um balanço dos avanços do turismo em Pernambuco e dos resultados do roadshow que a empresa realizou em países da Europa e América Latina, assim como irá detalhar as perspectivas do setor em 2026, que são excelentes, segundo ele. “Cenários do turismo em Pernambuco” serão seu tema.
O Hotel Beach Class Convention By Mai foi escolhido para o seminário por sua estrutura moderna e localização estratégica, garantindo conforto e praticidade aos participantes.
Serviço
- Evento: Jornalismo, Política e Economia: Cenários para 2026
- Data: 28 de novembro de 2025
- Local: Hotel Beach Class Convention By Mai – Rua Maria Carolina, 661, Boa Viagem, Recife – PE
- Inscrições limitadas: Tel/Whatsapp: (81) 998709345 (Mara) | (81) 8677-9245 (Flaviane)
- E-mail: seminario.factocomunicacao@gmail.com Via Sympla: https://encurtador.com.br/dLeV .








