Por Danilo Duarte – O pré-candidato Delegado Resende (UB) desbancou o prefeito Keko do Armazém (PP) e pode ser o único político que deve se tornar uma “pedra do sapato” no favoritismo do ex-prefeito e atual deputado estadual, Lula Cabral (PSB).
A revelação é da pesquisa de intenção de voto para a prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, na região metropolitana do Recife, feita pela Simplex Consultoria e divulgada, hoje (04), no blog de Elielson, da Rádio CBN. Lula Cabral já foi prefeito da cidade por três mandatos, mas entre 19 de outubro de 2018 e 14 de janeiro de 2019, passou quase três meses preso no Centro de Triagem e Observação Criminológica (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife.
Lula é apontado como responsável pelo desvio de R$ 92,5 milhões do fundo previdenciário municipal, o Caboprev, para ativos de risco. Em julho de 2019, o afastamento dele, pelo processo dos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva, havia sido mantido por tempo indeterminado por decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

A pesquisa divulgada, hoje, foi a campo entre os dias 28 e 29 de novembro e revela os cenários para as eleições municipais para 2024. No principal cenário, Lula Cabral obteve 38,1% dos votos, seguido pelo Delegado Resende, que somou 14,5%, e pelo atual prefeito Keko do Armazém (PP), que registrou 8,1%.
Na espontânea, quando os entrevistados respondem à pergunta “Se a eleição para Prefeito (a) de Cabo de Santo Agostinho fosse hoje, em quem o(a) senhor(a) votaria?”, Lula Cabral aparece com 22,1% das intenções de voto. Uma diferença de mais de 15 pontos percentuais em relação ao segundo colocado, Delegado Resende, que conta com 6,1% das intenções de voto, mas que pode ser revertida com fotos de Lula Cabral ( capa) no Cotel.
O prefeito em exercício do mandato, Keko do Armazém, tem 4,2% neste cenário e mostra o quando a população do Cabo está decepcionada com o atual mandatário que teria comprado várias fazendas no interior do estado.
Dr. Celso Cunha (PMN), Jamerson Batera (PSB), Vado da Farmácia (PRTB), Betinho Gomes (PSDB), Elias Gomes (PT) e Bruno Vilar (PSB) foram citados, mas não chegaram a 1% das intenções de voto. 12% dos entrevistados votariam branco, nulo, ou em nenhum candidato e 52,7% não sabe ou não respondeu à pesquisa. Joel da Harpa (PL), possível nome do Partido Liberal para a disputa no Cabo, não foi citado na pesquisa.
Cenários estimulados
Na pesquisa estimulada, quando a pergunta é “Se a eleição para Prefeito(a) de Cabo de Santo Agostinho fosse hoje, e os candidatos fossem esses, em quem o(a) senhor(a) votaria?”:
No primeiro cenário, o deputado estadual Lula Cabral lidera nas intenções de voto, com 38,1%, seguido por Delegado Resende com 14,5% e o atual gestor da cidade, Keko do Armazém tem 8,1%. O Dr. Celso Cunha também foi mencionado neste cenário, e tem 1,5% das intenções de voto.
17,2% dos entrevistados votariam branco, nulo, ou não escolheriam nenhum dos candidatos. 20,6% Não sabe ou não respondeu à pesquisa.
Sem o Delegado Resende
No cenário sem o Delegado Resende, 38,9% dos entrevistados responderam que votariam em Lula Cabral e 11,4% em Keko do Armazém. Branco e Nulo somam 22,6% e Não sabe ou não respondeu contabilizou 27.1%.
Sem Keko do Armazém
No cenário sem o atual prefeito, Keko do Armazém, 38,3% votariam em Lula Cabral e 16,8% no Delegado Resende. Branco e nulo tem 18,7% e Não sabe ou não respondeu chega a 26,2%.