Por Eliane Oliveira do O Globo
BRASÍLIA – Dois dias de permanência em Brasília não foram suficientes para a equipe do secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross , aprender que a cidade é a capital do Brasil. Nesta tarde, na capa do site do Departamento de Comércio dos EUA , o título seguido pelo discurso de Ross, cujo tema foi a reconstrução da Venezuela, fala que o secretário teve um café da manhã, nesta quinta-feira, em Buenos Aires, na Argentina.
Wilbur Ross começou sua viagem ao Brasil por São Paulo, onde se reuniu com empresários. Na quarta-feira, foi recebido, em encontros separados, pelo presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes. Na ocasião, foram lançadas as negociações para um acordo de livre comércio entre Brasil e EUA
Nesta quinta-feira, Ross fez um discurso abordando um amplo plano de recuperação da Venezuela, na hipótese de o chavista Nicolás Maduro deixar o poder. O programa seria executado pelo líder da oposição e presidente autoproclamado do país, Juan Guaidó. Entre as medidas, está a liberalização da exploração de recursos naturais como petróleo, óleo, mineração e ouro venezuelanos.