Por Ricardo Antunes — Depois de decidir pelo fim da produção de veículos no Brasil, em janeiro, a Ford anuncia agora que vai investir no aluguel de carros por assinatura no Brasil, com foco no setor luxo. Os modelos já disponíveis em 200 cidades são as versões da picape Ranger e da SUV Territory, importados de China e Argentina para quem pagar planos mensais a partir de R$ 3.700.
A contratação da assinatura é totalmente digital, mas tanto a retirada quanto o suporte ao cliente serão feitos em concessionárias da rede da Ford no país.
O movimento da montadora, segundo analistas ouvidos pela coluna, acompanha uma tendência já adotada por outras companhias do setor, como Fiat e Volkswagen.
A entrada no mercado de assinaturas de carros e o serviço voltado para apoio são indicativos de como a empresa vai atuar no Brasil daqui para frente, depois da reestruturação anunciada que resultou na demissão de milhares de trabalhadores.
A Ford foi a primeira montadora de automóveis a atuar no Brasil, em 1919. As fábricas em Camaçari (BA) e Taubaté (SP) foram fechadas quando a montadora americana divulgou a decisão de sair do Brasil.
Só uma fábrica no Ceará continuará operando até o quarto trimestre de 2021.
EM BAIXA I
Pesquisa PoderData mostra que o trabalho do STF (Supremo Tribunal Federal) é considerado “ruim” ou “péssimo” por 31%. A taxa caiu 11 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, quando estava em 42%. Foi a 1ª vez em que o percentual dos que avaliam a atuação da cúpula do Poder Judiciário negativamente ultrapassou o dos que consideram o órgão “regular”.

EM BAIXA II
São 43% aqueles que consideram o STF “regular” nesta rodada. Apenas 18% acreditam que o órgão tem feito um trabalho “ótimo” ou “bom”.
DINNER
Quando você estiver lendo essa coluna, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira ( PP AL) estará jantando com um grupo de empresários em São Paulo.
A LISTA
Entre os convidados somente “gente grande”:
Alexandre Bacelar – Ápice Bahia
André Esteves – BTG;
André Freitas – Hedge Investments;
Candido Pinheiro – Hapvida;
Cintia Furtado – Panelinhas do Brasil
Claudio Vale – CVPAR;
Fernando Marques – União Química;
Flavio Rocha – Riachuelo;
Jaimes Almeida – Almeida Junior;
Jean Jereissati – Ambev;
João Pedro Camargo – 89 Invest;
Luis Henrique Guimarães – Cosan;
Luiz Borgonovi – EMS;
Luiz Trabuco – Bradesco;
Michael Klein – Via Varejo;
Martha Leonardis – BTG;
Nelson Kaufman – Vivara;
Vander Giordano – Multiplan
CONSPIRAÇÃO?
O evento é na casa do empresário João Camargo. Ele lançou neste ano o Esfera Brasil, grupo que compete com o Lide, de João Doria. O presidente do PP, Ciro Nogueira, também está no “regabofe”

COMEMORAÇÃO
A saída de Ricardo Salles do Ministério do Meio Ambiente está sendo comemorada por boa parte de integrantes do governo, em especial, ministros da ala militar. A avaliação de interlocutores do grupo é que Bolsonaro se livra de um aliado “incompetente” e “enrolado com a Justiça”. Entre membros da cúpula das Forças Armadas a demissão de Salles também foi vista como positiva.
EUFORIA
Os senadores do grupo majoritário da CPI da Covid receberam com um misto de euforia e cautela as denúncias sobre irregularidades na compra da vacina indiana Covaxin. Embora avaliem que o impacto das denúncias pode ser explosivo, os parlamentares de oposição e independentes que formam o G7 ainda não conseguiram mapear precisamente a razão pela qual o deputado federal Luís Miranda, até outro dia bolsonarista convicto, decidiu sustentar um ataque desse calibre contra o governo.
Baseado em uma pesquisa de internet, o Ministério da Saúde elaborou um documento de oito páginas pelo qual negou, em 14 de julho de 2020, a compra de vacinas da Pfizer/BioNtech. O argumento era de que o imunizante não reunia provas suficientes de confiabilidade em “eficácia e segurança”.
RELATÓRIO PARALELO
Em ofício endereçado a Omar Aziz, a presidente do TCU, Ana Arraes, pediu acesso aos dados da quebra dos sigilos telefônico e telemático do auditor bolsonarista Alexandre Marques, informa Ana Viriato na Crusoé. Conforme revelou a revista, foi Marques quem inseriu no sistema da corte de contas um documento apócrifo sobre “supernotificação” de mortes por Covid.

CANNES
O cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho é anunciado como integrante do júri do Festival de Cannes. Diretor brasileiro já competiu duas vezes pela Palma de Ouro, vencendo em 2019 com ‘Bacurau’. Evento acontece entre os dias 6 a 17 de julho.
BOA NOTÍCIA
Pernambuco recebeu mais 94.770 doses de vacinas da Pfizer contra a Covid-19. Essas unidades chegaram ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da capital pernambucana.
FOTO DO DIA

Coluna do Ricardo Antunes, Quinta-Feira 24/06/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.







