Da Redação do Blog — O presidente nacional do União Brasil e deputado federal, Luciano Bivar, expressou suas condolências e prestou uma emocionante homenagem a Dona Gracita, destacando-a como um exemplo de esposa, mãe e avó. Dona Gracita partiu, deixando como legado um legado de carinho, educação e caridade que tocou a vida de seus filhos e netos, bem como todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-la.
“Dona Gracita foi exemplo de esposa, mãe e avó, sempre com o mesmo carinho e educação que deixou como legado a todos seus filhos e netos, além de caridosa e preocupada com todos que a amavam.”, expressou Luciano Bivar.
Graça Maria Monteiro Brennand era irmã dos também falecidos Rômulo, José Múcio, Lourdinha e Armando Monteiro. Foi casada por anos com um dos maiores empresários do Recife, Ricardo Brennand, que faleceu em abril de 2020, vítima de covid-19, com quem teve oito filhos, além de 23 netos, 48 bisnetos e uma tataraneta. Juntos, formavam um casal presente, queridíssimo e altamente participativo.
Além das inúmeras indústrias na área de de aço, cimento, vidro e açúcar e do, sempre lembrado Instituto Ricardo Brennand, dona Gracita era ligada a causas sociais, sobretudo, crianças da Várzea, bairro onde fica a maioria dos negócios da família. Ela fundou e comandava uma creche chamada Nossa Senhora das Graças.









