Do G1 PE – As fortes chuvas e os ventos que atingiram o Grande Recife e a Zona da Mata de Pernambuco causaram transtornos em diversas cidades, entre a noite da sexta-feira (28) e a madrugada deste sábado (29), como quedas de árvores, deslizamento de barreira e enxurrada (veja vídeo acima).As cidades em que mais choveu foram São Vicente Férrer e Vicência, com 129 e 86 milímetros de chuva acumulados em 24 horas, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
Foram registrados ventos fortes em Olinda, com 64 quilômetros por hora, e no Recife, com rajadas de 43 quilômetros por hora.Houve ao menos 35 ocorrências de quedas de árvores e galhos no Recife, de acordo com a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). Moradores de diferentes bairros relataram falta de energia elétrica (veja mais abaixo sobre transtornos na Região Metropolitana).A Neoenergia Pernambuco registrou aumento no número de chamados na capital e Região Metropolitana, sendo a maioria das ocorrências relacionadas a queda de árvores, galhos e objetos arremessados contra a rede elétrica devido às chuvas e à ventania. Segundo a empresa, as equipes foram reforçadas para restabelecer a energia.
Moradores enviaram ao WhatsApp da Globo imagens de uma rua tomada pela água em São Vicente Férrer. As imagens mostram muita lama correndo como se fosse um córrego, no centro da cidade. Um morador registrou o momento que um raio atingiu árvores na região.Em nota, a prefeitura de São Vicente Ferrer disse que córregos e riachos que cortam o município “elevaram o nível de água nas partes mais baixas, próximo à sede e no distrito de Siriji”.Ainda segundo a gestão, ocorreram danos em algumas residências em locais mais baixos da cidade.
No entanto, não foram divulgadas quantas famílias foram atingidas, apenas foi relatado que a população está recebendo apoio e orientação.LEIA TAMBÉM:Em Vicência, um poste caiu e galhos de árvores atrapalharam a circulação dos carros na PE-074, que dá acesso ao município.No Grande Recife, a ventania derrubou árvores em diversas regiões. Na Rua Senador Soares Meireles, em Casa Amarela, na Zona Norte, uma árvore caiu e derrubou três postes. Os moradores ficaram sem energia elétrica.Na Zona Sul, motoristas tiveram dificuldade para passar na Avenida Visconde de Jequitinhonha, em Boa Viagem, devido à queda de uma árvore.
Também houve falta de energia elétrica no local. No mesmo bairro, galhos interromperam o trânsito na Rua João Eugênio.Outra árvore caiu na Rua Adonir de Souza, num dos acessos à Via Mangue, perto do Shopping RioMar. Uma placa de publicidade ficou torta e os moradores ficaram com medo de que a estrutura caísse.Também teve registro de queda de galhos na Rua General Salgado, que derrubaram a fiação de energia elétrica do local, em Setúbal, na Zona Sul do Recife.Em Olinda, parte de uma barreira deslizou na Rua Cajá, no Alto da Bondade.
Segundo moradores, um muro desabou. O incidente ocorreu às 3h deste sábado.”Felizmente, ninguém ficou ferido, mas era uma tragédia anunciada. O pessoal daqui está esperando Defesa Civil, porque a rua dá acesso ao bairro de Passarinho. Agora, quem está em cima da barreira não consegue descer e quem está embaixo, não sobe”, afirmou o vendedor Beto Lopes, morador do local.Também houve queda de árvores no Janga, em Paulista. Três árvores caíram perto da Escola Técnica Estadual José Alencar Gomes da Silva, na Rua Rivadavia Miranda de Souza.
A prefeitura do Recife informou que começou a remoção e limpeza dos locais onde houve queda de galhos e árvores e que a Defesa Civil registrou 22 solicitações entre vistorias e pedidos de lonas.