Blog do Ricardo Antunes
  • Opinião
  • Brasil
  • Política
  • Lei & Ordem
  • Pernambuco
  • Economia
  • Educação
  • Ciências
  • Esportes
  • Cultura
  • Eventos
  • Tecnologia
Sem Resultados
Ver todos os resultados
APOIE
Blog do Ricardo Antunes
  • Opinião
  • Brasil
  • Política
  • Lei & Ordem
  • Pernambuco
  • Economia
  • Educação
  • Ciências
  • Esportes
  • Cultura
  • Eventos
  • Tecnologia
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Blog do Ricardo Antunes
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Quem Somos
  • Quem é Ricardo Antunes
  • Apoie
  • Newsletter
  • Arquivo
  • Fale Conosco
  • Termos de Uso
Home Esportes

Dia da obesidade: marca a luta contra a gordofobia

Ricardo Antunes Por Ricardo Antunes
11/10/2021 - 10:02
A A
CompartilharTweetarWhatsApp

Do G1 – A catraca do ônibus é apertada para a empresária e designer Késsia de Souza, de 33 anos, que passou décadas tentando se encaixar em espaços, roupas e nas expectativas das pessoas sobre o corpo dela. Décadas depois, caber nesses lugares deixou de importar. “A sociedade não está preparada para os nossos corpos”, disse, alertando sobre o estigma social da obesidade.

Nesta segunda-feira (11), Dia Mundial da Obesidade e Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, é comum que a data seja relacionada ao índice de pessoas obesas, mas ela também é uma oportunidade para se falar sobre a gordofobia, que é a discriminação contra as pessoas gordas.

“Uma vez torci o pé, e o médico disse que eu tinha que emagrecer para não ficar caindo. Quando a paciente é gorda, a obesidade se torna o único fator de uma doença. Isso afasta a pessoa do médico. O ambiente da academia termina sendo muito tóxico também. É essa vivência que a gente tem quando é gordo”, disse Késsia.

No cenário da pandemia da Covid-19, em que a obesidade é um fator associado a casos mais graves e a mortes, a gordofobia acabou também afastando algumas pessoas do acesso à vacina, o que pode contribuir para uma letalidade ainda mais exacerbada nesse grupo.

“Eu brigo muito com a ligação de que o corpo gordo é um corpo não saudável. A pessoa pode mostrar todos os exames perfeitos, mas é colocada como doente. Tomei a vacina por ser obesa, publiquei nas redes sociais e recebi muita mensagem de quem não queria tomar a vacina para não ser colocada nesse lugar de doente. Isso mostra que a gente é constrangido o tempo inteiro”, afirmou.

A empresária e designer levou anos até aprender a lidar com o fato de ser uma pessoa gorda. No caminho até a autoaceitação, chegou a tomar remédios e fazer várias dietas. “A sociedade tem problema comigo, as pessoas têm problema comigo, mas fui encontrando o meu lugar. Mesmo com medo, vergonha e afastamentos que passei, nunca me escondi”, contou.

Influenciadora digital recifense começou a sofrer ataques após engordar

A influenciadora digital Danielle Guedes resolveu expor, neste mês de outubro, alguns dos ataques que começou a receber nas redes sociais desde que ganhou peso. “Acabei de publicar uma mensagem que recebi e estou muito triste. As pessoas acham que isso não mexe com a gente”, declarou (veja vídeo acima).

Há 14 anos, ela fez uma cirurgia bariátrica e, há sete anos, começou a trabalhar com internet contando todo esse processo. Na pandemia, ela teve um reganho de 50% do peso que perdeu após a cirurgia bariátrica e começou a receber cobranças muito duras sobre o corpo.

“Diariamente, eu comecei a receber mensagens de haters [pessoas que disseminam ódio na internet] e pessoas que só querem deixar a gente mal e levanto muito essa bandeira, tentando convencer os meus leitores disso, contra a gordofobia e esse preconceito sobre as pessoas gordas”, afirmou.

Miss Plus Size Recife 2020, Gabriela Batista, de 24 anos, também trabalha com redes sociais. Ela disse que nunca sofreu ataques virtuais, mas contou que, na época da escola, sofreu muito. “Até música fizeram me chamando de mortadela e de lua, por conta das minhas celulites”, relatou.

Hoje Gabriela tenta, nas redes sociais, apoiar e empoderar mulheres gordas. “Juntei tudo aquilo que eles falavam, vi que eu não era nada daquilo e escolhi mostrar às mulheres que, mesmo sendo gordas, podem ser, sim, empoderadas. Diariamente, eu recebo mensagens de mulheres dizendo que as estou motivando a se amarem, a usarem biquíni e serem estilosas”, declarou.

O Índice de Massa Corpórea (IMC) é o que classifica se a pessoa está acima do peso. Ele leva em consideração o peso e a altura, mas não abrange uma análise aprofundada da saúde da pessoa. Incomodada com isso, a influenciadora digital Gabriela Batista, de 24 anos, que foi Miss Plus Size Recife 2020, mostrou, nas redes sociais, que as taxas dela estão todas normais.

A psicóloga da Santa Casa de Misericórdia do Recife, Marta Batista, explicou que é preciso olhar para questões emocionais e psicológicas de quem passa a vida recebendo ataques por conta do corpo. “Isso, muitas vezes, leva à depressão e a transtornos alimentares. Quem sofre com isso deve procurar ajuda psicológica para ter acolhimento, trabalhar a aceitação e evitar uma distorção da autoimagem”, disse.

Psicóloga reforça a importância de aceitar e respeitar as pessoas

A psicóloga alerta que ter apoio em casa é fundamental para quem é vítima de gordofobia. “Se não tiver um apoio familiar, uma base, a pessoa vai se prejudicar porque não vai se sentir segura para enfrentar as dificuldades. O apoio psicológico nesse caso se torna ainda mais importante”, declarou (veja vídeo acima).

Marta Batista alertou sobre os perigos que a exposição e também o uso excessivo de filtros e redes sociais podem trazer para a autoimagem. “A gente segue padrões que estão fora da nossa realidade. As pessoas são únicas, singulares. E a gente tem que respeitar o espaço e, principalmente, o corpo do outro”, disse.

A prática da gordofobia não é tipificada como crime, mas, de acordo com a advogada criminalista Sacha Faria, pode ser enquadrada por injúria na esfera criminal e pode gerar ação indenizatória na esfera cível. Ela explicou que, para o direito penal, é necessário um boletim de ocorrência e é fundamental a apresentação de provas.

“Caso tenha sido em redes sociais públicas, deve-se apresentar os prints ou links comprovando o ocorrido. Se for em conversas privadas, é importante que o celular seja levado a um cartório para que seja feita uma ata notorial comprovando a autenticidade da conversa”, afirmou.

Apesar de não existir o tipo penal especifico, há decisões judiciais em diferentes estados brasileiros referentes à prática da gordofobia. Um desses casos foi o da bailarina Thais Carla, que comemorou nas redes sociais, na quinta-feira (7), a vitória no processo judicial que moveu contra o humorista Leonardo Lins após sofrer gordofobia.

“É uma prática preconceituosa que afeta diferentemente a honra subjetiva, autoestima, autoimagem e reforça estereótipos como alvos de discriminação. Espero que a legislação avance rapidamente no sentido de criminalizar a gordofobia e assim acompanhe a sociedade no caminho da liberdade e respeito com todos os corpos, vidas e grupos sociais, sejam como forem”, disse Sacha Faria.

A padronização de uma estética magra e o consequente preconceito contra pessoas gordas são históricos e já eram bastante presentes na Idade Média, quando a Igreja Católica passou a considerar a gula como um dos sete pecados capitais. O historiador Lula Couto explicou a condenação religiosa pelo pecado da gula naquela época.

“Está ligada ao prazer de comer. Para a Igreja, o prazer corporal afasta o homem da espiritualidade, de Deus. Essa foi e é uma tradição, principalmente em épocas em que o cristianismo esteve tão presente, como no caso da Idade Média”, explicou o historiador Lula Couto.

Essa estética, também segundo o historiador, ficou ainda mais forte após a Segunda Guerra Mundial, período que foi um marco na padronização no Ocidente de uma estética, de valores e da forma de consumir americana e do American way of life, que, em tradução livre, significa “estilo americano de vida”.

“A Guerra Fria foi esse contexto de conflito e de disputa entre o modelo capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e o modelo comunista, liderado pela União Soviética. Esse modelo de vida incluía também a estética e a estética que prevalecia era do magro, loiro, dos olhos claros, pele branca”, disse Lula.

Lula Couto lembrou que, nesse período, que também foi de consolidação de uma cultura de massa, com o avanço da comunicação, essa padronização foi ainda mais divulgada.

“A cultura de massa típica do mundo pós-Segunda Guerra Mundial, do consumismo, divulga a padronização ainda mais, principalmente através da televisão e do cinema, quando o gordo aparece em papéis cômicos, fatídicos, daquele que não deu certo. Isso interfere na forma de ver o outro”, disse.

O historiador lembrou que tudo que se coloca de uma forma diferente é visto com um olhar preconceituoso. “No mundo contemporâneo, essa ideia ganha forças com as redes sociais, onde a aparência termina prevalecendo. Você é aquilo que o outro curte em você”, alertou.

Anitta sobre Girl from Rio: ‘uma grande celebração’;

Ele usou como exemplo de ruptura desses padrões a releitura , feita pela cantora da música Garota de Ipanema.

“Ela ampliou a ideia de beleza, colocando que uma garota de Ipanema pode ser gorda, negra, com celulite, muito mais que a típica mulher de classe média, detentora de uma beleza padronizada. Acho interessante porque rompe com essa questão”, declarou o historiador.

Milla Santa Rosa foi a vencedora do concurso Miss plus size fashion 2021 idealizado pelo mundo plus size em movimento
Compartilhar30Tweet19Enviar
Ricardo Antunes

Ricardo Antunes

Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós-graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelos principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.

Matérias relacionadas

Por que a ida de Lula ao Galo da Madrugada está deixando aliados aperreados

Galo da Madrugada, em Recife (PE)

Por Lauro Jardim, do O Globo - A confirmação da ida de Lula ao desfile do Galo da Madrugada, no sábado de Carnaval, deixou aliados em Recife aperreados,...

Leia MaisDetails

Campos comemora “round” contra Raquel em São Paulo

O prefeito João Campos (PSB) e sua noiva, a deputada federal Tabata Amaral

Por Ricardo Antunes - Vencedor do “round” político da semana, colocou Raquel Lyra nas cordas duas vezes, o prefeito João Campos (PSB) pegou o avião e foi a...

Leia MaisDetails

MPPE diz que não foi intimado da decisão de Gilmar “trancando” investigação

O MPPE aguarda o acesso aos autos processuais

Por André Beltrão - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) soltou uma nota afirmando que não foi intimado e nem teve acesso á decisão do ministro Gilmar Mendes...

Leia MaisDetails

STF determina arquivamento de investigação contra secretárias de João Campos

Gilmar Mendes, ministro do STF

Do G1 - Menos de uma semana após a denúncia de que a Polícia Civil estaria monitorando, de forma supostamente ilegal, o chefe de Articulação Política e Social...

Leia MaisDetails

Campos diz que STF vai investigar “polícia paralela montada pelo governo de Pernambuco

O prefeito de Recife, João Campos (PSB)

Do Blog Dantas Barreto - “A Polícia Federal agora está no caso. Decisão Supremo Tribunal Federal chega para fazer justiça. A PF agora está autorizada a investigar a...

Leia MaisDetails
Próximo Artigo

Confira o que abre e o que fecha no feriado de 12 de outubro

Por favor, faça login para comentar

Governo PE

Empetur

Suape

Ipojuca

São Lourenço da Mata

Governo PE

CATEGORIAS

  • Brasil
  • Ciências
  • Cultura
  • Economia
  • Educação
  • Esportes
  • Eventos
  • Internacional
  • Lei & Ordem
  • Opinião
  • Pernambuco
  • Política
  • Tecnologia
Assine nossa lista para receber atualizações diárias diretamente em sua caixa de entrada!

Blog do Ricardo Antunes

Ricardo Antunes - Debates, polêmicas, notícias exclusivas, entrevistas, análises e vídeos exclusivos.

CATEGORIAS

  • Brasil
  • Ciências
  • Cultura
  • Economia
  • Educação
  • Esportes
  • Eventos
  • Internacional
  • Lei & Ordem
  • Opinião
  • Pernambuco
  • Política
  • Tecnologia

ASSUNTOS

Alexandre de Moraes Bolsonarismo Brasília Carnaval Coronavírus corrupção Covid-19 DEM Donald Trump Eleições Eleições 2020 Eleições 2022 Esporte EUA Fake News Fernando de Noronha Futebol Internacional Investigação Jair Bolsonaro João Campos Justiça Lava Jato Marília Arraes MDB Olinda operação Paulo Câmara PL polícia cívil Polícia Federal PSB PSDB PT Raquel Lyra Ricardo Antunes Rio de Janeiro Saúde Senado Sergio Moro STF São Paulo União Brasil Vacina Violência

© 2024 Ricardo Antunes - Todos Direitos Reservados

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Opinião
  • Brasil
  • Política
  • Lei & Ordem
  • Pernambuco
  • Economia
  • Educação
  • Ciências
  • Esportes
  • Cultura
  • Eventos
  • Tecnologia

© 2024 Ricardo Antunes - Todos Direitos Reservados

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?