Por Ricardo Antunes — Dois executivos do Banco do Nordeste (BNB) estariam propositalmente postergando licitações da carteira de microcrédito da instituição financeira, o diretor de Licitações do BNB, Haroldo Maia Junior, e o superintendente de Licitações, Jose Valter Bento, informa Guilherme Amado.
O programa de microcrédito do banco entrou na mira do MP depois que o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, pediu a demissão de toda a diretoria do BNB por manter um contrato com uma ONG cuja presidente era filiada ao PT, o Inec.
Na esteira do pedido de Costa Neto, Jair Bolsonaro demitiu o presidente do banco, Romildo Rolim. Na próxima semana, Bolsonaro se filiará ao PL e será colega de partido de Costa Neto.
Com isso, a carteira de microcrédito urbano do banco deixou de ser gerida pelo Inec e foi para licitação. A carteira de microcrédito rural, ainda com o Inec, deve seguir o mesmo caminho em breve.
De acordo com a notificação do MP, serão investigados “contratos, convênios e termos de parcerias firmados pelo BNB com inexigibilidade ou dispensa do processo licitatório”.
UNIÃO
Deputados do PSL, partido que se fundirá ao DEM para criar a União Brasil, pressionam para que a futura sigla apoie o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) nas Eleições de 2022.

DE OLHO
Apesar de não descartar o apoio, políticos do DEM, no entanto, tem certas resistências ao ex-juiz.
PRESSÃO
Assim, o presidente do PSL, Luciano Bivar (PE), já está sendo pressionado a apoiar Moro e, inclusive, foi estimulado a buscar compor uma chapa com ele, como alternativa.
CÉTICOS
Ministros do governo têm poucas esperanças que a PEC dos Precatórios seja aprovada no Senado. Ao que tudo indica, não há votos para a aprovação da medida.

QUEDA DE BRAÇO
Outra disputa que preocupa os parlamentares é a vaga para o Tribunal de Contas da União (TCU).
OLHO GANDE
Kátia Abreu (PP) já avisou ao governo Bolsonaro que não aceita “sangrar em público”.
Ela está incomodada com a movimentação do líder do governo, Fernando Bezerra (MDB), que também está de olho vaga.
PLANO B
Fernando Bezerra Coelho teme não conseguir a reeleição no ano que vem, e a vaga no tribunal de contas é vitalícia.
DÚVIDA
O lote tem tamanho para a construção da sede e do alojamento para os seus membros. Para que mesmo era o novo terreno então?
SAIU NA FRENTE
Mesmo sem saber o posicionamento do Governo do Estado, o prefeito de Carpina Manoel Botafogo, foi o primeiro a anunciar que a cidade não teria Carnaval em 2022. A medida é para evitar o avanço da Covid-19.