Da Redação do Blog – A 88ª Expozebu, em Uberaba, considerada a maior feira de raças zebuínas do mundo, foi encerrada neste domingo com R$ 120 milhões em vendas de reprodutores. Tão importante quanto os bois foi seu significado político, que passou desapercebido na mídia. Na concorrida abertura de cerimônia, em 29 de abril, estavam presentes e discursaram os governadores Romeu Zema (MG), Tarcísio de Freitas (SP) e Ronaldo Caiado (GO), todos aliados de Bolsonaro.
Os três soltaram indiretas contra o MST, o Movimento dos Sem Terra, defendendo com veemência a defesa das propriedades rurais. O que faziam Tarcísio e Caiado numa exposição de zebus, na distante Uberaba? Zema, OK, era o anfitrião e sua presença era óbvia. O Mato Grosso tem o maior rebanho bovino do país, mas seu governador, Mauro Mendes (União Brasil), não foi.
A prefeita de Uberaba, Eliza Araújo, do Solidariedade, matou a charada no seu pronunciamento: saudou os três governadores como presidenciáveis. Com apenas quatro meses de governo Lula e a ameaça de inelegibilidade de Bolsonaro, não há dúvida de que, três anos antes, já começou a corrida para ver quem enfrenta o PT nas eleições presidenciais de 2026.