Da Redação do Blog – Cerca de 35% dos 20 mil animais domésticos estimados de Palmares, na Zona da Mata Sul, são bichos de rua, totalmente abandonados, sem qualquer assistência da prefeitura, instalando uma situação de calamidade pública, denuncia documento do vereador Guga de Alexandre Leão (PT).
Eleito com a bandeira da causa animal, Guga de Alexandre Leão enfatiza, no documento, que o artigo 225 da Constituição, determinando a obrigatoriedade de proteção ao meio ambiente pelo Poder Público, inclui também a proibição de práticas cruéis para a fauna, alcançando os animais de rua.
De acordo com o documento, a Prefeitura de Palmares, comandada por Junior de Beto (PP), em segundo mandato, não possui qualquer política de cuidado com os animais de rua. O resultado, relata o documento, é de abandono de cães e gatos de rua, prática de maus tratos, transmissão de zoonoses, ataques a pessoas, reprodução descontrolada.

O documento informa ser especialmente grave o excesso de cães e gatos de rua no Mercado Público de Carnes, “representando sérios riscos de contaminação alimentícia e de dano coletivo à saúde pública”.
O vereador diz que a única entidade de proteção aos animais de rua, o Instituto 4 Patas, mantido pela sociedade civil organizada e que realizou em 2025 mais de 1.500 castrações e mais de dois mil atendimentos, não tem apoio da prefeitura e é claramente insuficiente para atenuar o problema.
O documento propõe, entre outras medidas, a criação, na Câmara Municipal, de uma comissão permanente de proteção e bem-estar animal e aprovação de um código de proteção animal. No âmbito da prefeitura, defende a instalação de câmeras de segurança para flagrar maus tratos e abandono de animais, a instalação de um centro de acolhimento a animais de rua e de um centro de zoonoses e uma política pública agressiva de castração.
Veja o vídeo
Cerca de 35% dos 20 mil animais domésticos estimados de Palmares, na Zona da Mata Sul, são bichos de rua, totalmente abandonados, sem qualquer assistência da prefeitura, instalando uma situação de calamidade pública, denuncia documento do vereador Guga de Alexandre Leão (PT). pic.twitter.com/uXwEsnNYug
— Ricardo Antunes (@blogricaantunes) January 22, 2026











