Por Ricardo Antunes — Uma das personagens mais controversas da máfia das creches da Prefeitura do Recife, Jaciara Vieira Gomes de Melo, responsável pelos Centros de Progressão Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora Aparecida, admitiu em mensagens de WhatsApp fazer parte do projeto político do prefeito João Campos (PSB).
No grupo de mensagens que comanda junto aos pais e responsáveis dos alunos, ao qual nosso blog teve acesso com exclusividade, Jaciara tenta se defender. Numa das mensagens, ela (que assina como “Centro Nossa Senhora das Graças”) afirma: “Estamos sofrendo fake news por causa da política. Como não é segredo, somos um projeto do prefeito João Campos e o que a oposição quer é destruí-lo”, escreveu.
Além da confissão, Jaciara sobe o tom em relação à divulgação de um cartaz do Disque Denúncia de Pernambuco, em que aparece como “foragida”, datado de 2018. Segundo ela, em mensagem no grupo dos responsáveis pelos alunos, “quem espalhar fake news e for identificado pode responder criminalmente”, além de apresentar o número de boletins de ocorrência que já teriam sido registrados.
O fato é que Jaciara Vieira Gomes de Melo foi condenada no início deste ano por estelionato e falsidade ideológica pelo Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, onde conseguiu um efeito suspensivo até que o recurso do julgamento seja apreciado.

A comandante do grupo, que possui sete creches credenciadas recentemente pela Prefeitura do Recife – além de suas cinco unidades, sua filha Talita aparece como dirigente de mais duas –, Jaciara também já foi denunciada e teve prisão decretada em Rondônia, também por estelionato e falsidade ideológica. Nos processos, ela – que comanda uma rede de mais de 700 alunos e já recebeu mais de R$ 5 milhões da gestão João Campos (PSB) – é descrita como alguém que viveria desses golpes.
Jaciara Vieira Gomes de Melo e Talita Vieira Gomes de Melo são ligadas politicamente ao Republicanos. Nas suas redes sociais, há várias fotos e referências junto à prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz, e seus filhos, o deputado estadual João de Nadegi e a candidata a vereadora do Recife, Dra. Flávia de Nadegi – ambos filiados ao PV. Nos registros, Jaciara chega a chamar a candidata a vereadora do Recife de “filha do coração”.
A criação e o credenciamento das creches do grupo de Jaciara Vieira Gomes de Melo junto à gestão do prefeito João Campos foram meteóricos. As unidades – que ficam na Zona Oeste do Recife – foram criadas em novembro de 2023 e, no início de 2024, já estavam recebendo recursos de subvenção social da Prefeitura, pagos com recursos federais (Fundeb).
Além dessas sete unidades, uma segunda filha de Jaciara, Tamires Vieira Gomes de Melo, também abriu mais duas unidades em março deste ano, mas elas ainda não foram credenciadas. Uma das unidades de Jaciara, localizada no Jiquiá, recebeu recursos federais em março, mas até hoje não foi inaugurada.
Veja as mensagens:
