Por André Beltrão — Faleceu hoje a tarde, aos 90 anos, Luiz Maranhão Filho, figura histórica do jornalismo, radialismo e dramaturgia de Pernambuco. A AIP manifesta seu luto. “Ele é um dos capítulos da história do jornalismo/radialismo pernambucano”, lembra o presidente Múcio Aguiar. “Foi meu professor no meu estágio na TV Universitária. Grande profissional e uma figura humana diferenciada”, completou Ricardo Antunes, editor desse Blog.
Pernambucano, Luiz Beltrão Cavalcanti de Albuquerque Maranhão Filho, nasceu no Recife, em 01 de janeiro de 1933. Do pai herdou o nome e a vocação profissional. Ambos com atuação na centenária Rádio Clube de Pernambuco. A emissora tem como data de fundação o dia 06 de abril de 1919.

Foi na citada estação de rádio, que o pai, diretor de dramaturgia, contava com o filho para interpretar vozes infantis nos radiodramas que produzia. Os primeiros passos do então garoto, rumo à profissão, foram iniciados no ano de 1940, de onde a caminhada não mais parou.
Tornou-se dramaturgo, jornalista, advogado, professor universitário, doutor em comunicação e autor de trinta livros. Sendo que a atividade de escritor prossegue, assim como o trabalho no cargo de presidente do Instituto Histórico de Olinda.









