Do G1 — A Polícia Federal começou a cumprir na manhã desta quinta-feira (25) em Roraima três mandados de busca e apreensão contra um trio suspeito de coordenar o garimpo ilegal na Terra Yanomami. Durante as buscas, os agentes encontraram ouro escondido em uma lixeira que estava em um banheiro.
As investigações da PF apontam que uma dupla, suspeita de ser responsável pelo garimpo na área indígena, conta com balsas e um maquinário para extração de ouro na região. Segundo a corporação, eles são responsáveis por recrutar e gerenciar garimpeiros e mergulhadores.
A PF informou ainda, que, além da própria exploração do garimpo na região, os suspeitos seriam responsáveis pela logística e pelo envio de insumos e materiais para viabilizarem o crime de outros garimpeiros da região, como o terceiro suspeito alvo da operação de hoje.
Eles também seriam responsáveis, de acordo com a investigação, por enviar itens como combustíveis, alimentos e equipamentos, dos quais dependem as atividades mineradoras ilícitas.