Por Ricardo Antunes — Uma mensagem que tem circulado nas redes sociais, afirma que a Fiat perdeu R$ 100 milhões em vendas, após a demissão do jogador de vôlei, Maurício Souza. O boato diz ainda, que sócios italianos decidiram pedir explicações para a empresa no Brasil e vão pedir desculpas ao jogador. No entanto, a informação não passa de uma notícia falsa.
A Fiat vendeu até o final de outubro de 2021, de acordo com esses dados, 364 mil unidades de veículos e fechou o mês como a montadora que mais vendeu veículos no país. Além disso, não só não há nenhuma informação sobre a declaração dos “italianos” a favor de Maurício Souza como também relatos do presidente do Minas dão a entender que a pressão para a demissão do jogador também veio da Itália.
Maurício Souza foi demitido do clube, em decorrência clara de seu comportamento homofóbico. O jogador criticou a revelação de que o atual Superman, Joe Kent, é bissexual: “Ah, é só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar”, escreveu ele nas redes sociais. Patrocinadores como a Gerdau, e a Fiat inclusive, repudiaram as falas do atleta e deram um curto prazo para que ele e o clube se posicionasse sobre a situação.
O atleta foi multado e orientado a fazer uma retratação pública imediata, o que não ocorreu. Dessa maneira, o clube decidiu rescindir seu contrato.
LAVAJATISMO
Além do ex-juiz Sergio Moro, que se filia em 10 de Novembro, o Podemos pretende atrair o ex-procurador do MPF, Deltan Dallagnol, que pediu exoneração para entrar na política.

MAIS UM
Quem também pode parar no partido de Álvaro Dias, é o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot. Até março ele deve decidir se entrará para a política.
5G
O leilão do 5G desta quinta-feira foi marcado pela competição entre as três grandes operadoras que já estão no Brasil, Claro, Vivo e Tim. Com o alto risco do negócio, a competição foi pequena.
CONTINUA
Nesta sexta-feira, o leilão ainda deve continuar com a venda de lotes na frequência de 26GHz, que levará o 5G para escolas de todo o país.
MEIO AMBIENTE
O governo Bolsonaro não enviou propostas para uma iniciativa anunciada por Joe Biden em abril que captou US$ 1 bilhão para a proteção de florestas tropicais. No entanto, nove estados da Amazônia Legal, enviaram propostas.
APOIO
Leonardo Di Caprio vai se tornar um dos apoiadores do Instituto Juma, criado por Juma Xipaia, cacica da aldeia Kaarimã, no Pará, para lutar pelos direitos dos povos indígenas da Amazônia.

COP-26
A liderança indígena está na COP-26, em Glasgow, para denunciar os impactos contínuos da construção da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, onde vive.
MARKETING
A campanha do governador João Doria para as prévias do PSDB lançou nesta quinta-feira um vídeo no qual o pré-candidato tucano é apontado como o responsável pela vacina que salvou vidas “de petistas e de bolsonaristas”.
VACINADOS
A peça cita o ex-presidente Lula, o general Augusto Heleno e a mãe do presidente Jair Bolsonaro entre os imunizados.
TU VENS
Alceu Valença é a primeira atração confirmada do réveillon popular que será realizado pela Administração de Fernando de Noronha, na noite de 31 de dezembro.

REVEILLON VACINADO
O governo fez o anúncio nesta quinta-feira (4). Batizado de “Réveillon Vacinado”, o evento ocorrerá ao ar livre, no Porto de Santo Antônio, com entrada gratuita.
FOTO DO DIA:
