Por Ricardo Antunes — Uma teoria da conspiração tem viralizado nas redes sociais, em especial, no Twitter e no Facebook. Na história, estapafúrdia, o incêndio na garagem dos carros presidenciais, no dia 19, em Brasília, teria sido causado por um atentado da esquerda contra o presidente Jair Bolsonaro. É claro que não é verdade.
Ao analisar vídeo usado como divulgação da fake news, toda a teoria cai por terra. Além da história surgir, literalmente, do nada e não apresentar nenhuma prova, o homem que aparece no vídeo afirma que “não se sabe de nada” até o momento. Ou seja, se trata apenas de uma acusação sem nenhum embasamento.
É claro que o caso está sendo investigado, mas os peritos já trabalham com indícios. De acordo com as investigações preliminares do Corpo de Bombeiros, a causa do incêndio teria sido um curto-circuito em uma das lâmpadas da garagem. Se isso não bastasse, o vídeo que mostra o fogo na garagem dos carros presidenciais não prova absolutamente nada. As imagens apenas mostram o incêndio e o trabalho do Corpo dos Bombeiros. Ou seja, tudo balela.
É isso.
AEROPUTIN
Em meio à guerra entre a Rússia e a Ucrânia, algo que traz curiosidade é o avião presidencial responsável pelos deslocamentos de Vladimir Putin, chamada de Ilyushin Il-96-300PU.

LUXO
A aeronave do presidente russo chama a atenção por uma série de características bem peculiares, que vão de seu interior adornado por ouro e pedras preciosas à estrutura com blindagem suficiente para suportar a radiação de uma explosão nuclear.
ALERTA
A campanha de Bolsonaro ligou o alerta de crime eleitoral e precisou reformular o ato de pré-candidatura marcado para o próximo domingo (27).
DRIBLE
Advogada que atua na campanha do presidente, Caroline Lacerda, reconheceu que a lei eleitoral não permite lançamento de pré-candidatura. “Vão mudar o escopo do evento para filiação, isso a lei permite. Vai ser uma grande caravana de filiação partidária”.
CONVIDADO
Pastor Arilton Moura, que pediu 1kg de ouro ao prefeito do município maranhense de Luis Domingues, participou de uma viagem do ministro Milton Ribeiro a Alcântara, no Maranhão, em maio de 2021. Na lista de passageiros da FAB, o nome de Moura consta como “convidado” do MEC.

PROPINA
Arilton Moura, da Igreja Ministério Cristo Para Todos, atuaria ao lado pastor Gilmar Santos como lobista junto ao MEC para a liberação de recursos a prefeituras, mediante “comissionamento”. Propina, português claro.
DILEMA
Neste momento, Sergio Moro se encontra em um dilema: sua candidatura é um fiasco mas ele não pode largá-la porque precisa defender a Lava Jato, que vive um grave e irreversível desgaste.
INDENIZAÇÃO
O desmonte da operação atingiu o estágio pecuniário. Amigo de Moro, Deltan Dallagnol, por exemplo, terá de pagar indenização ao ex-presidente Lula, depois que o STJ concluiu que ele exagerou no espetáculo ao apresentar Lula como chefe de um esquema criminoso no célebre power point.
ENCONTRO
Pré-candidata do MDB ao Palácio do Planalto, a senadora Simone Tebet recebeu nesta quarta os presidentes nacionais do seu partido, Baleia Rossi, e do União Brasil, Luciano Bivar. Os três almoçaram no gabinete da presidenciável no Senado.

BOLA-FORA
Há quem diga que a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) será a candidata da Frente Popular ao Senado. Não faz nenhum sentido. Coisa de quem faz jornalismo “na base do chute”.
PLANO A
Um dos assuntos da reunião entre Paulo Câmara (PSB) e GIlberto Kassab (PSD), hoje, em Brasília, é justamente a indicação do correligionário André de Paula ao Senado. O assunto também foi tratado no encontro do governador com o ex-presidente Lula (PT).
FOTO DO DIA:
