Por Ricardo Antunes — O ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro ainda não assinou nenhuma ficha de filiação do Podemos. Ele já deixou claro que qualquer definição sobre sua eventual candidatura só deverá ser feita no final de novembro. Há 15 dias, Sergio Moro esteve no Brasil e deu um giro por São Paulo e Brasília. Ele conversou com os dirigentes do Podemos e também jantou com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) e com o ex-ministro da Saúde, Henrique Mandetta (DEM).
Óbvio que o partido que está mais próximo dele é o Podemos, mas daí a dizer que ele já assinou ficha de filiação é “conversa fiada” para “vender jornal”.
Duas coisas devem ser lembradas.
1) Ele só fará isso quando tiver a convicção de que deseja realmente disputar a presidência da República.
2) Antes disso, porém, o ex-juiz da Lava Jato vai rodar as principais capitais do país para lançar seu livro que sai pela Editora Sextante.
Nele, Sergio Moro vai abordar temas como corrupção, “compliance” e sobre o período de um ano e três meses em que passou no governo federal.
O ex-juiz já voltou a Washington D.C para terminar o seu contrato com a consultoria Alvarez & Marsal. Na recente visita ao Brasil ele deixou claro que somente vai discutir sua eventual candidatura depois de novembro, quando estará livre do trabalho com a empresa americana.
É isso.
DECISÃO
A Advocacia-Geral da União (AGU) disse ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o impeachment é um processo de natureza política e, por isso, não é papel da Corte definir prazo para sua análise. A manifestação foi enviada em uma ação movida pelo PDT para obrigar o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), a desengavetar processos contra o presidente.

DEFESA
Criticado pelo Congresso Nacional e por colegas do próprio governo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, intensificou, nos últimos dias, o esforço para rebater críticas ao desempenho econômico do Brasil e tem disparado a interlocutores e aliados, explicações sobre a alta da inflação e o desempenho do PIB.
SEM AUXÍLIO
Apesar do aumento da pobreza, o ministro da Economia está preocupado com as contas públicas, e afirmou hoje que o governo federal não cogita a possibilidade de estender o pagamento do auxílio emergencial. A última parcela do benefício será paga em 31 de outubro.
ABSORVENTES
Após o governo vetar o projeto da deputada federal Marília Arraes (PT-PE) para distribuir absorventes para mulheres carentes, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, disse que o governo federal vai apresentar nos próximos dias um programa semelhante.

MARCHA À RÉ
Depois de afirmar que o povo: “tem que decidir, se a prioridade é a vacina ou é o absorvente” Damares postou uma foto com o deputado Roberto de Lucena (Podemos-SP) e diz ter garantido ao parlamentar a criação do programa. Ela não explicou o veto ao projeto da deptuada pernambucana.
EXPLICAÇÕES
O senador Jaques Wagner (PT-BA) solicitou que o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, dê explicações sobre investigações abertas contra integrantes da Força Aérea Brasileira (FAB) da ativa filiados ao PT.
NA MIRA
Militares da Força passaram a ser alvos de um Procedimento de Apuração e Transgressão Disciplinar nas últimas semanas por terem filiações ativas junto ao partido de Lula, diz a coluna de Bela Megale.
LETRAS
A música popular brasileira chega à Academia de Letras: Aos 75 anos, a cantora Maria Methânia vai ocupar a Cadeira 18 da Academia de Letras da Bahia.

MOTIVO
O reconhecimento se deve a voz da baiana, que ajudou a popularizar a obra de Fernando Pessoa, Clarice Lispector, Sophia de Mello Breyner Andresen, Guimarães Rosa e muitos outros.
BIENAL
Primeiro grande evento presencial depois da pandemia, a 13ª edição da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que chega ao fim nesta terça-feira (12), gerou negócios e vendas no mercado nacional dos eventos de literatura, que têm por objetivo ser uma ponte de troca entre a cadeia criativa e os leitores.
NEGÓCIOS
Nos 12 dias de programação, foram gerados R$ 12 milhões em negócios. No total de visitantes, cerca de 350 mil pessoas passaram pelo evento híbrido – ou seja, estiveram virtualmente ou presencialmente.
FOTO DO DIA:

Os visitantes do Zoológico da Austrália observam um jovem elefante se apresentando embaixo d’água. | Foto: Adam Oswell







