O Globo – Pela oitava semana consecutiva, o mercado revisou para baixo suas projeção sobre o desempenho da economia brasileira neste ano. Agora, os economistas consultados pelo Banco Central (BC) para a elaboração do Boletim Focus estimam que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil terá uma retração de 1,18%.
Na semana anterior, foi a primeira vez que o Focus apontou um número negativo para a economia brasileira, a avaliar que o PIB recuaria 0,48%.
Além disso, os economistas acreditam que a taxa básica de juros (Selic) não vai encerrar o ano no atual patamar de 3,75%. O Focus estima que os juros sejam reduzidos para 3,25%.
A mudança na avaliação do mercado a respeito da economia do país ocorre diante do alastramento da covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) no Brasil e das medidas restritivas, como quarentenas, adotadas para tentar mitigar a contaminação da população.
Já a estimativa para a inflação foi reduzida de 2,94% para 2,72%. O centro da meta oficial de 2020 é de 4%.
Em relação ao câmbio, a projeção foi mantida. Os economistas avaliam que a moeda americana vai encerrar o ano em R$ 4,50.



