Por Ricardo Antunes — Depois de quase dois anos sem sair de casa, o compositor Edu Lobo, vai se encontrar com a cantora Mônica Salmaso para uma apresentação grandiosa na Sala São Paulo, acompanhados do Brasil Jazz Sinfônica. O regente Tiago Costa conduz Mauro Senise no sax, Jorge Helder no baixo, Jurim Moreira na bateria e Cristóvão Bastos ao piano. Um time dos sonhos.
Ao Estadão, Edu Lobo falou sobre seu processo de criação e negou entrar em “modismos”. “Eu não entro e nunca vou entrar’, disse o artista de 78 anos, reafirmando o esmero na criação de belas melodias e harmonias rebuscadas, sempre utilizando o seu piano como ponto de partida das composições.
E o repertório do show não nega. Estão entre elas Vento Bravo, feita por Edu com Paulo Cesar Pinheiro; A História de Lily Braun, com Chico Buarque; Pra Dizer Adeus, com Torquato Neto; e, claro, Ponteio, com Capinam; e Beatriz, com Chico. Gilson Peranzzetta assina a maioria dos arranjos.
O show será presencial, apenas neste sábado, 25, às 21h. Ingressos estão sendo vendidos no site do projeto Encontros Históricos na Sala São Paulo a preços entre R$ 50 e R$ 180.
CULTURA
O secretário especial da Cultura, Mario Frias, afirmou nesta sexta-feira nas redes sociais (24) que não permitirá a adoção dos chamados “passaportes da vacina” em espaços culturais vinculados à União.

PASSAPORTE
Com a implantação do “passaporte”, as pessoas seriam obrigadas a comprovar que foram vacinadas contra a Covid para frequentar lugares como museus, bares e restaurantes.
DESAFIO
Em evento da ONU (Organização das Nações Unidas), o presidente Jair Bolsonaro disse que a crise hídrica do Brasil é um exemplo de desafio climático. O mandatário afirmou que o governo lida com o problema com transparência e planejamento.
SUSTENTABILIDADE
Bolsonaro também disse que o Brasil tem “de longe” a matriz energética mais limpa, e citou esforços para redução de emissões de carbono. O presidente disse que “todas as fontes de energia limpa” terão papel importante na transição energética global.
APROXIMAÇÃO
Enquanto o presidente está fora, a oposição “faz a festa”. O coordenador nacional do MST, João Pedro Stedile, elogiou a postura do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que defendeu a participação do PSDB em atos organizados pelo PT a favor do impeachment de Jair Bolsonaro. Em entrevista, FHC disse que “não discrimina o partido”.

ACENO
Visto como um “radical” pelo PSDB, o líder do MST fez aceno a Frente Ampla de oposição. “Espero que suas declarações sirvam de exemplo a todos que sonham com uma terceira via”, disse Stedile.
SIGILO
A Polícia Civil de São Paulo abriu inquérito sigiloso para investigar o caso do homem que insultou Alexandre de Moraes, no Clube Pinheiros, um dos mais tradicionais da cidade, no último dia 3.
B.O
O ministro do STF é sócio do do clube e mora ao lado da sede. O boletim de ocorrência foi registrado por um policial militar integrante da segurança do ministro. Ele foi avisado por dois vigilantes particulares do edifício de Moraes que escutaram xingamentos ao magistrado vindos de dentro do clube.
FILIAÇÃO
O Democratas promoverá, neste sábado (25), um grande evento para a filiação do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. Marcado para iniciar às 10h, no Armazém 14, bairro do Recife, o ato político deve reunir 500 lideranças e convidados de todas as regiões do Estado.

UNIDADE
Segundo o presidente estadual do DEM, Mendonça Filho, o evento terá o objetivo de mostrar a unidade do partido e de apresentar Miguel Coelho como pré-candidato ao Governo de Estado.
PLANEJAMENTO
Pernambuco planeja adotar em festas fechadas de réveillon e carnaval regras contra Covid já anunciadas para grandes eventos. Certificado de vacinação completa é uma das exigências feitas pelo governo. A partir de novembro, eventos podem ter até 5 mil pessoas, contanto que todas estejam vacinadas e usem máscaras.
FOTO DO DIA:

Coluna do Ricardo Antunes, Sexta-Feira, 24/09/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.