Do UOL — O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), admitiu que a cidade não terá Carnaval este ano em razão da pandemia de coronavírus.
Previsto para ocorrer em julho, o evento foi cancelado pelo prefeito, que lamentou a decisão.
“Essa celebração exige uma grande preparação por parte dos órgãos públicos e das agremiações e instituições ligadas ao samba. Algo impossível de se fazer nesse momento. Dessa forma, gostaria de informar que não teremos carnaval no meio do ano em 2021” , disse.
Paes se manifestou através das redes sociais. Ele disse que “não faz sentido imaginar” o Carnaval carioca em julho considerando o atual contexto.
“Nunca escondi minha paixão pelo carnaval e a visão clara que tenho da importância econômica dessa manifestação cultural para nossa cidade. No entanto, me parece sem qualquer sentido imaginar a essa altura que teremos condições de realizar o carnaval em julho”, declarou.
Essa celebração exige uma grande preparação por parte dos órgãos públicos e das agremiações e instituições ligadas ao samba. Algo impossível de se fazer nesse momento. Dessa forma, gostaria de informar que não teremos carnaval no meio do ano em 2021. pic.twitter.com/4ArUlU5MNq
— Eduardo Paes (@eduardopaes) January 21, 2021
O tradicional desfile das escolas de samba da capital fluminense havia sido transferido para o mês de julho — nos dias 11 e 12 — tudo em razão da pandemia, após decisão da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro).
O evento só ocorreria se tivesse uma vacina contra a covid-19 disponibilizada e sendo usada para imunizar a população.
“Se tivermos vacina e imunização em julho, as escolas estão prontas. Agora vamos caminhar com os outros passos: buscar escolha de samba, obviamente no tempo certo, fazer o sorteio”, afirmou o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, na ocasião.
Editais para os profissionais do ramo
Eduardo Paes também anunciou hoje que a Riotur (órgão que cuida do turismo no Rio) e a Secretaria de Cultura da cidade trabalharão para criar alternativas de geração de renda para os profissionais que trabalham com Carnaval.
Já determinei que a Riotur e a secretaria municipal de cultura trabalhem na preparação de editais a fim de permitir que os fazedores dessa grande festa e celebração cultural tenham alguma forma de sustento ao longo de 2021. pic.twitter.com/y2d7vTJM3E
— Eduardo Paes (@eduardopaes) January 21, 2021
“Já determinei que a Riotur e a Secretaria Municipal de Cultura trabalhem na preparação de editais a fim de permitir que os fazedores dessa grande festa e celebração cultural tenham alguma forma de sustento ao longo de 2021”, escreveu o prefeito.
O estado do Rio de Janeiro vai vacinar 232.521 pessoas com o primeiro lote da CoronaVac — no total, o governo do estado recebeu 487.520 doses do imunizante que começaram a ser distribuídas aos 92 municípios.
Mas não há previsão para a chegada de uma segunda leva de doses.