Da Redação do Blog — O estrategista e cientista político Bruno Soller prevê que as eleições de 2020 no Recife serão marcadas por temas nacionais, já que a diversidade das candidaturas da cidade reproduzem as tensões entre os principais atores políticos do Brasil. A afirmação foi feita durante live do blog, ontem (06).
Como exemplo, Soller cita os principais pré-candidatos no município: “Em Recife você tem uma candidata lulista, um da continuidade da gestão, uma candidata que tem uma linguagem mais lavajatista, tem o coronel Alberto Feitosa que pode ser o candidato bolsonarista, tem o Daniel Coelho que tem o partido querendo lançar o Luciano Huck para presidência, o Mendonça Filho que é do mesmo partido do Presidente da Câmara e do Senado… Então é um cenário que pode dar essa nacionalizada”, disse. (Veja o vídeo acima).
A candidata lulista, citada por Bruno Soller, é Marília Arraes (PT), que tem se aproximado do PSOL para construir uma candidatura mais à esquerda e se descolar da ligação familiar que tem com João Campos (PSB), que possui uma característica mais de centro e marcada pelo continuísmo da gestão de Geraldo Júlio.

Na centro-direita, Daniel Coelho (Cidadania) e Mendonça Filho (DEM), tem se destacado como um dos nomes fortes da oposição. Mendonça, no entanto, não poderá se apresentar como “o candidato da nova direita”, diz Bruno Soller: “Seu partido ainda é marcado como o antigo PFL, que tinha grande hegemonia no nordeste. No caso do ex-ministro, a tendência será se apresentar como um nome experiente e capaz”, disse.
A extrema direita, marcadamente a Bolsonarista, deve ser disputada por Alberto Feitosa (PSC) e Marco Aurélio (PRTB). E até mesmo pela pré-candidata Patrícia Domingos, que evoca um discurso mais próximo de Sérgio Moro, mas também herda votos do bolsonarismo devido ao seu passado como delegada e discurso focado na segurança pública e combate à corrupção.
Na entrevista, o estrategista político, Bruno Soller, fala ainda das eleições em São Paulo, João Pessoa (PB) e sobre a capacidade de Bolsonaro de transferir votos durante os pleitos municipais. O vídeo pode ser assistido na íntegra no canal do Blog do Ricardo Antunes no youtube.